Prefeitura promete organizar vendedores ambulantes da Soares Lopes

Roberto Garcia
Arquivo/Secom/Gidelzo Silva

Os secretários de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, e do Meio Ambiente, Antônio Vieira, apresentaram aos vendedores ambulantes que atualmente estão instalados na Praça Castro Alves (Praça de Irene), o Projeto Verão na Avenida. A finalidade é implantar de praça de alimentação a céu aberto, na Avenida Soares Lopes, com o objetivo de dinamizar ainda mais um dos cartões postais de Ilhéus, bem como permitir a melhor comercialização e manipulação dos alimentos e bebidas. O encontro ocorreu no auditório Sosígenes Costa, na Casa de Cultura Jorge Amado, na tarde da terça-feira, dia 9.

Conforme discutido na reunião, a estrutura deve começar a funcionar a partir do próximo mês de janeiro. Além de relocar os comerciantes que têm barracas, trailers e outras formas itinerantes de vender comida de rua para um espaço moderno (em frente à Praça da Irene), dotado de conforto aos visitantes, o secretário Roberto Garcia informou que a praça de alimentação terá área de recreação com brinquedos infantis, local para shows, segurança feita em parceria com a Polícia Militar, além de sanitários químicos.

 De acordo com Roberto Garcia, a atual gestão tem se preocupado também com a mobilidade urbana. “A população se queixa porque a Praça de Irene e outras da cidade são ocupadas com mesas e cadeiras por barraqueiros, donos bares e outros profissionais que estão na economia informal. E diante disso, o prefeito Jabes Ribeiro solicitou a implantação de reordenamento de áreas públicas”, informou.

 Já o secretário e arquiteto Antônio Vieira, disse que a praça de alimentação a céu aberto terá áreas ajardinadas e coleta seleta de lixo orgânico. Em paralelo a isso, a Prefeitura de Ilhéus elaborou um calendário especial para que os comerciantes de alimentos possam sair da ilegalidade e se cadastrar no Balcão do Empreendedor, no térreo, do Anexo de Secretarias. “O que for para beneficiar o consumidor e os vendedores ambulantes será priorizado”, afirmou.

 Na oportunidade, Catiane Pinto, chefe da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), informou às baianas de acarajé, vendedores de massas, hot dogs, salgados, espetinhos e queijos, caldo de cana, sucos de frutas tropicais, capeteiros e drinks, sobre a segurança alimentar, manipulação de alimentos, higiene pessoal e boas práticas.