Estudante da UESC é destaque na China

Flora Bittencourt
Ascom

A aluna do doutorado em Genética e Biologia Molecular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Flora Bittencourt, foi destaque durante a "BIT’s 5th World Gene Convention-2014" realizada em Haikou, capital da província de Hainan, na China. O trabalho com o titulo "Applying Next Generation Sequencing Technology to Brazilian Atlantic Rain Forest Trees", foi desenvolvido no Laboratório Marcadores Moleculares, situado no Centro de Biotecnologia e Genética (CBG), da Universidade, orientado pela professora Fernanda Gaiotto.

Flora Bittencourt foi convidada pelos  organizadores da convenção internacional para apresentar o seu trabalho e os demais desenvolvidos pela equipe de pesquisa em genética da conservação coordenada pela professora Dra. Fernanda Gaiotto, no Laboratório Marcadores Moleculares, do CBG. A apresentação foi a única pesquisa apresentada a utilizar sequenciamento de última geração (NGS) em espécies arbóreas da Mata Atlântica brasileira.

A aluna aproveitou a oportunidade para divulgar as principais investigações realizadas pela equipe, assim como discutir os resultados observados e estratégias para conservação da Mata Atlântica. Para a professora Fernanda Gaiotto " a inserção de alunos da UESC em eventos internacionais é importante para a formação profissional e também para o crescimento da instituição, que reconhece e valoriza essa iniciativa. Nesse caso, o Programa de Genética e Biologia Molecular aprovou o auxílio deslocamento que garantiu as passagens aéreas da aluna para o evento."

A "BIT’s 5th World Gene Convention" aconteceu entre os dias 13 e 16 de novembro de 2014 e contou com mais de 300 palestrantes de diversas nacionalidades, organizados em 90 sessões, acerca das investigações genéticas realizadas por todo o mundo. Ganhadores do Prêmio Nobel foram os convidados de honra e realizaram as aberturas das sessões. Os inscritos no evento puderam participar de outras sete conferências que estavam sendo realizadas no mesmo local, voltadas para pesquisas em medicina humana.