Cadeias produtivas da Bahia vão ser apresentadas na Fenagro

Fruticultura é um dos destaques
Arquivo/Google

Considerado maior evento agropecuário do Norte e Nordeste, a 27ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), começa neste sábado (29/11), no Parque de Exposições de Salvador, e segue para visitação até 7 de dezembro. Este ano, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), além de promover o 3º Concurso do Mel e Pólen, vai apresentar o trabalho desenvolvido pela empresa, com os agricultores familiares, com ênfase em cinco cadeias produtivas: Dendê, Seringueira/Borracha, Guaraná, Cana-de-Açúcar/Cachaça e Fruticultura.

Durante nove dias, os visitantes poderão obter informações sobre o processo de produção das culturas. Na cadeia do Guaraná será apresentado desde preparo de mudas e tratos culturais, até colheita e beneficiamento do fruto. Na cadeia da Cana-de-açúcar o foco será a produção da cachaça, e o melhor exemplo de exploração está na região de Abaíra, onde a EBDA acompanha, desde o início, o processo e desenvolvimento da cultura, que é praticada exclusivamente pela agricultura familiar.

Na cadeia da Borracha, o público poderá conferir as mudas de seringueira em diversos estágios, realizar sangria (extração do látex) no tronco da seringueira, além de conhecer os equipamentos, produtos e subprodutos da borracha natural, como os pufes e jardineiras, confeccionados a partir da reciclagem de pneus.

Os diversos tipos de óleos produzidos a partir do dendê: palma, dendê flor, dendê integral, palmiste e biodiesel, serão expostos na cadeia do Dendê. No local, também estarão disponíveis mudas, variedades e sementes do fruto, bem como artesanato.

Em Fruticultura, os segmentos da cadeia serão demonstrados desde os insumos (mudas, corretivos, adubos), até a exposição dos trabalhos de pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Haverá, ainda, exposição de frutas com destaque para banana, maracujá, manga, abacaxi, caju, coco, citros, mamão e frutas exóticas da Estação Experimental de Mandioca e Fruticultura Tropical, em Conceição do Almeida.

Segundo o presidente da empresa, Elionaldo de Faro Teles, a Fenagro possibilita uma comunicação mais interativa entre os visitantes e os técnicos da EBDA, por meio dos serviços e informações prestadas. “É papel da EBDA levar para os agricultores familiares assistência técnica de qualidade, adoção de tecnologia de fácil aplicabilidade e resultados de pesquisas para as famílias que vivem da agricultura. Esse evento é uma oportunidade de estarmos mais perto de nossa gente, esclarecendo as dúvidas sobre os trabalhos desenvolvidos pela empresa”.

Premiação – A programação da EBDA na Fenagro inclui o 3º Concurso de Mel e Pólen, que vai premiar apicultores e meliponicultores do Estado da Bahia. O concurso acontece no dia 6 de dezembro, no estande da EBDA. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site da empresa www.ebda.ba.gov.br. Os candidatos poderão concorrer ao prêmio em três categorias: mel de abelha sem-ferrão (meliponineas), mel de abelha com- ferrão (africanizada) e de pólen desidratado.

Palestras – O diretor de pecuária da EBDA, Marcelo Matos, ministrará a palestra o Cultivo Intenso da Palma, na terça-feira (2/12), das 8h30 às 12h, no auditório 2, da Feira Baiana de Agricultura Familiar, que acontece durante a Fenagro.  Coordenada pela Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), a feira, que está na sua terceira edição, contará com mostra e comercialização de produtos da agricultura familiar e economia solidária, palestras, minicursos e bate-papo tecnológico, além de colocar à disposição dos agricultores uma equipe de técnicos da EBDA.