Governo assegura que ampliação da Unidade de Oncologia inicia em dezembro

Dirigentes do hospital e da secretaria de saúde decidiram prazos
Secom/Gidelzo Silva

Só nos últimos 12 meses, a Unidade de  Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus/Hospital São José atendeu, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 1027 mulheres que fizeram preventivos para diagnosticar o câncer de mama. De acordo com o provedor Eusínio Lavigne Gesteira, os recentes levantamentos apontam quase o dobro de atendimentos diários, considerando os períodos antes e após as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). 

Diante desse quadro, o provedor da unidade e o secretário de Saúde, Antônio Ocké, discutiram na terça-feira, dia 25, no próprio hospital, a obra de ampliação que terá início a partir do próximo mês de dezembro. As intervenções foram programadas para acompanhar o crescimento da demanda, uma vez que, além de receber pessoas de Arataca, Santa Luzia, Canavieiras, Una, Uruçuca, Mascote, a Santa Casa também está atraindo usuários dos municípios de Pedro Canário, Valença, Porto Seguro, Maraú, Ituberá, Itabuna, Ipiaú e Gongogi. “E como se trata de um excelente parceiro em todos os momentos, nada mais justo do que ter convidado o secretário Ocké para debatermos sobre as reformas de ampliação e adequação que iremos promover”, frisou Eusínio Gesteira.

Os avanços na área de oncologia do município ocorreram pela parceria realizada entre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus e a Sesau. Com o trabalho conjunto, foram inclusos na unidade, serviço de biópsias de próstata, mama, pele, tireóide e outras, além da ampliação dos procedimentos de quimioterapia. Como resultado desses avanços, diz Antônio Ocké, “o prefeito Jabes Ribeiro nos solicitou um acompanhamento contínuo dos trabalhos desenvolvidos pela Unacon, com a finalidade de colaborarmos nas demandas necessárias com as reformas, a exemplo do Centro Especializado em Ultrasonografia, que foi reinaugurado em um novo espaço, e com equipamentos dos mais modernos no mercado”.

O provedor Eusínio Lavigne Gesteira diz que, também, nos últimos 12 meses foram realizados entre consultas, ultrassonografias e punções/biópsias, um total de 3.039 procedimentos. Desses atendimentos,  48 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e estão em tratamento. Segundo o gestor, a Unidade de  Alta Complexidade em Oncologia  realiza procedimentos côo biópsia de mama, anátomo patológico e a cirurgia em um período inferior a 30 dias. O serviço realizou, também, nos últimos três meses, 49 procedimentos cirúrgicos de alta complexidade  para tratamento de câncer de próstata, mama, pele, linfonodos e intestino.