Na Felita, Tica Simões falará sobre vida e obra de Adonias Filho

Tica Simões, um dos ícones da literatura regional
Divulgação

Um dos grandes nomes que compõem a lista de atrações da 1ª edição da Feira Literária de Itabuna (FELITA) é o de Maria de Lourdes Netto Simões (ou simplesmente “Tica Simões”, como é mais conhecida). Simões é pesquisadora e ensaísta, doutora / pós-doutora em Literatura Comparada e Turismo Cultural (UNL, Portugal). Conhecedora da literatura sulbaiana, participará da FELITA ao lado do escritor Cyro de Mattos em uma conversa sobre a obra e a vida de Adonias Filho, que completaria 100 anos em 2015 e que, por isso, será o grande homenageado da feira.

Comendadora da Ordem do Ensino Publico (Portugal), Tica Simões foi também Conselheira Estadual de Cultura da Bahia.  Professora titular (aposentada) do Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o currículo desta literata acumula ainda cargos como o de pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, também na UESC. Exerceu funções de direção e coordenação de organismos relacionados à cultura. Tem produção cientifica com livros, artigos e documentários na sua área de atuação. Atualmente é consultora para assuntos literários e culturais.

A explanação de Cyro de Mattos e Tica Simões sobre a vida e obra de Adonias Filho acontece no primeiro dia da FELITA (4 de dezembro, quinta-feira), no espaço “Palavra por Palavra”, às 18h45min, com mediação de Silmara Oliveira. A FELITA acontece no período de 4 a 7 de dezembro, na sede da Ação Fraternal de Itabuna (AFI), na Avenida Amélia Amado, 792 – Centro. A entrada é gratuita.