Sebraetec auxilia donos de postos de Ilhéus a cumprir lei ambiental

Cumprimento da lei ambiental
Arquivo/Google

Tanques de combustível velhos que prejudicam o meio ambiente, falta de local apropriado para descarte de óleo de motor e de embalagens de produtos derivados de petróleo e a inexistência de uma brigada de combate a incêndio. Problemas como estes levaram o Ministério Público do Meio Ambiente, em Ilhéus, Sul do estado, a exigir a solução destas pendências ambientais e de segurança junto aos 36 postos de combustíveis instalados na cidade.

Medidas que, segundo representantes do setor, equivalem a um investimento muito alto, inviabilizando o negócio em muitos casos. Um problema que agora conta com apoio do Sebrae na busca de soluções. Em parceria com o Ministério Público, a instituição apresentou o programa Sebraetec, que apoia a inovação nas micro e pequenas empresas e oferece serviços na área de propriedade intelectual.

Além de identificar as necessidades de cada posto, o Sebraetec indica outras organizações que possam auxiliar os empreendimentos atendidos. Tudo com subsídios de 80% do valor contratado. “Dos valores totais que necessitam ser investidos, o empresário paga apenas 20% e passa a cumprir as exigências da Lei Ambiental”, explica o técnico do Sebrae em Ilhéus, Eduardo Andrade.

A recepção à parceria foi tão positiva, que o Sebrae resolveu ir mais além. Criou uma série de três Encontros Empresariais, que reúnem a categoria, durante o horário de almoço, para debater e propor outras melhorias para o setor. Consultores da instituição fazem a mediação desses encontros e, de posse das principais sugestões, estão elaborando um plano de ação para atender aos empresários de uma forma mais planejada e estruturada. “Esse é um projeto piloto em todo o Brasil e vai servir como referência para novas iniciativas do gênero”, destaca Eduardo Andrade

A ideia é que as ações não fiquem restritas apenas ao âmbito do meio ambiente. “Vamos, também, qualificar trabalhadores, organizar o setor de forma com que eles consigam, dentre outras coisas, obter preços mais acessíveis para o consumidor”, explica. Novos encontros estão previstos para acontecer nos dias 26 de novembro e 3 de dezembro.