Intercâmbio socializa resultados do Circuito Artístico das escolas de Itabuna‏

Ação para melhorar o conhecimento dos estudantes de Itabuna
Ascom/Gabriel de Oliveira

Educadores e educandos utilizando as mais diversas linguagens artísticas para socializar com seus pares resultados do Circuito Artístico 2014, desenvolvido nas escolas que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna. Foi nesta perspectiva que dezenas de professores e estudantes de 11 unidades de ensino subiram ao palco do auditório do Colégio CISO, durante o Intercâmbio Cultural das Escolas do Ciclo III.

Promovido pela Secretaria Municipal da Educação, por meio do Departamento de Educação Básica, o evento contou com apresentações teatrais, dança, música, poesia, exposição de artes plásticas e fotografias, dança de rua (street-dance), capoeira e maculelê. Cada escola teve 15 minutos para apresentar os resultados dos trabalhos que foram construídos durante o ano letivo e selecionados durante o Circuito Artístico, ocorrido no período 3 a 14 desse mês, quando cada comunidade escolar pode conferir de perto o que cada escola preparou.

O tema escolhido para o Intercâmbio Cultural foi “A arte que encanta, com vida...”. De acordo com a Assessoria do Ensino Fundamental, a iniciativa visa ser um espaço de construção de saberes, interação entre os sujeitos envolvidos, promovendo diferentes vivências com a finalidade de desenvolver progressivamente o prazer, a alegria, a valorização dos bens artísticos e culturais produzidos historicamente, no âmbito universal e local.

Segundo a professora Tânia Dias, no dia a dia das escolas alunos e professores vivenciaram diversas linguagens artísticas nas mais diversas áreas do conhecimento, a exemplo da matemática e das ciências da natureza, não se restringindo à apenas um momento nas aulas de educação artística. “Assim, as escolas foram incentivadas a valorizar a diversidade das linguagens artísticas para além das artes plásticas, fazendo os alunos perceberem o quanto as manifestações culturais são úteis à construção do conhecimento”, argumentou.