Escola de Canavieiras investe no vínculo familiar

Apoio às famílias
Arquivo JBO/MaurícioMaron

A Escola Municipal Professora Rita Braga, em Canavieiras, está promovendo uma série de ações com o objetivo de fortalecer o vínculo entre a comunidade escolar e as famílias dos alunos. A participação ativa da família no dia a dia da aprendizagem, confere aos alunos um elo de proximidade, afetividade e segurança emocional, indispensável para seu desenvolvimento.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Professora Rita Braga, Patrícia Neves, todos os estudos apontam a necessidade de investir no vínculo entre família-escola, o que é fundamental para as crianças. “Portanto, uma boa relação entre a família e a escola deve estar presente em qualquer trabalho educativo que tenha o aluno como principal alvo”, ressalta Patrícia.

Para incentivar a intensificação desse vínculo, a direção da escola promove, constantemente, atividades para seu público-alvo, a exemplo de palestras cívicas, de cunho ecumênico e esportivas. Nesses eventos são feitos relatos de experiências e alerta a família e o seu papel perante a escola e a sociedade, com resultados que são considerados bastantes positivos.

Para a coordenadora Patrícia Neves, a escola também deve exercer sua função educativa junto aos pais, discutindo, informando e orientando sobre os mais variados assuntos, para que em reciprocidade, escola e família possam proporcionar um bom desempenho escolar e social às crianças. “Já notamos uma evolução após apresentarmos essa proposta e esperamos que os resultados sejam bastante compensadores”, relata a coordenadora.

Para Patrícia Neves, as lições de Piaget são bastante claras em relação a esse tipo de comportamento, conforme trecho de sua obra: “Se toda pessoa tem direito à educação, é evidente que os pais também possuem o direito de serem, senão educados, ao menos, informados no tocante a melhor educação a ser proporcionada aos seus filhos”.

A coordenadora diz que existe uma preocupação da nossa escola em integrar a equipe escolar, alunos, pais e outros agentes educativos a fim de proporcionar a mais completa formação das crianças “Pois reconhecemos que sem conhecer as interações não há como educar. Assim, para alcançar nossos objetivos e metas, nossas práticas deverão estar de acordo com o contexto dos alunos e com as pessoas que as cercam”, conclui a coordenadora Patrícia Neves.