Motoristas infratores de Itabuna têm aulas de reciclagem para voltar às ruas

De volta à sala de aula
Ascom/Gabriel de Oliveira

Motoristas que cometeram infrações no trânsito de Itabuna participaram do curso de reciclagem para revisar as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Na Escola Municipal de Trânsito (EMTRAN) aconteceram as aulas que visam conscientizar os motoristas quanto aos riscos no trânsito ao se cometer infrações, além de ser uma pena alternativa e educativa como medida preliminar aos infratores.

De acordo com o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, os condutores que participam destas aulas ficam inibidos em cometer novas infrações no trânsito da cidade. “A medida possibilita ao infrator uma reflexão de suas atitudes junto à sociedade, além de ser uma forma de pena substitutiva às punições, garantindo a prevenção e conscientização diante do comportamento inadequado no trânsito”, afiança.  

E acrescenta: “É uma prevenção feita pela da Diretoria da Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito para as pessoas que foram flagradas cometendo infrações que são direcionadas a acompanhar palestras que atuam como substitutivo à punição. Ou seja, essas medidas se tornam educativas”, explicou o titular da Settran.

A palestra de educação no trânsito é ministrada pela equipe de instrutores credenciados pela Escola Municipal de Trânsito de Itabuna vinculada à Secretaria de Trânsito e Transportes. Para o instrutor Ebercley Nunes, os condutores que cometeram infrações das normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro trocaram a notificação punitiva pelo momento educativo de reciclagem sobre educação no trânsito.

“Nosso trabalho é apresentar aos condutores o quanto é importante ser prudente no trânsito. Por isso, os condutores recebem instruções relativas aos cuidados ao volante, sobre prejuízos que um acidente gera para a sociedade e sobre a necessidade da mudança comportamental a respeito do trânsito”, conclui Ebercley Nunes.