Agricultor expõe subprodutos da mandioca em Ilhéus

José Bonfim e um produto reconhecidamente de qualidade
Ascom

Subprodutos da mandioca produzidos com apoio da assistência técnica da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), são expostos na primeira edição da Feira Origem Bahia e III Simpósio Internacional de Indicações Geográficas (III SIIG). Os eventos, que acontecem paralelamente no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, em Ilhéus, têm como objetivo valorizar os produtos originários do Estado, com potencial de Indicações Geográficas (IG).

Farinha de mandioca (tipo copioba), fécula (goma) e fécula granulada (tapioca) de alta qualidade estão em exposição para os visitantes. Os produtos produzidos no Vale do Rio Copioba Açu, localizado no município de Nazaré das Farinhas (BA), são referência de qualidade no mercado, especialmente a farinha de copioba, fabricada sem mistura de outros ingredientes.

O agricultor familiar José Bonfim Rosário de Jesus, que conta com a assistência técnica da EBDA desde 2013, diz que já produzia mandioca, mas, depois que passou a ter orientações da empresa e adquiriu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), a produção e qualidade de seus produtos aumentaram ainda mais. “Estou montando uma casa de farinha dentro dos padrões de higiene e manejo adequado, tudo isso com o auxílio técnico da EBDA”, explicou José Bonfim.

O técnico da EBDA, Francisco Alves Vieira Filho vem orientando o agricultor para o cultivo e implantação da mandioca, através da adoção de novas tecnologias como o objetivo de aumento de produtividade por hectare e volume de produção. “Ele é um exemplo para todos os produtores da região, pois segue todas as recomendações passadas. Um agricultor que tem vontade de crescer e inovar”, destacou Francisco Alves Filho, que assiste diretamente o produtor.

De acordo com Francisco Alves Filho, o Vale do Rio Copioba Açu tem se destacado na produção da tradicional farinha de copioba. Em decorrência disso, a região tem grandes chances de ser reconhecida geograficamente como uma referência no Brasil, na produção da farinha de mandioca e seus derivados.