Novos balcões começam a adequar feiras livres de Itabuna às condições de higiene

Balcões de concreto estão sendo retirados
Ascom/Wilson Oliveira

A Prefeitura de Itabuna deu início pela feira do bairro do Califórnia, à retirada dos balcões em concreto que ainda eram usados para a comercialização de carnes. Segundo a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), a ação será estendida às feiras livres do bairro São Caetano e ao Centro Comercial de Itabuna com a finalidade de padronização, além de atender a Portaria nº 304, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que exige a comercialização de carnes resfriadas e expostas em balcões frigoríficos.

Antes da remoção aconteceram várias reuniões e audiências públicas com a participação das associações de feirantes e de abatedores de bovinos, caprinos e aves visando à regularização e adequação às exigências do Ministério da Agricultura informa Cláudio Robério, diretor de Cooperativismo e Associativismo da Seagrima. “Nas reuniões ficou definido que os feirantes se adequassem ao processo num prazo de 90 dias que expira no final deste mês. O prazo já está no limite e estamos correndo contra o tempo”, explica o diretor.

“Para que a remoção pudesse ser feita, a Prefeitura conta com o apoio de cada permissionário. Sem eles o projeto não poderia ser viabilizado. Também contamos com o apoio dos agentes financeiros que através do microcrédito ou de crédito a pessoa física vão assegurar financiamentos para que os feirantes possam fazer a adequação exigida pela Prefeitura. Aliás, muitos deles estão formalizados ou se formalizando como microempreendedor individual com o apoio da Secretaria da Indústria Comércio e Turismo”, informa o diretor de Cooperativismo e Associativismo da Seagrima.

Segundo o representante da Prefeitura, a ação está sendo executada pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Agricultura e Meio Ambiente e da Saúde, através da Vigilância Sanitária. “Os balcões removidos darão lugar a novos boxes que serão construídos pelos próprios feirantes para a comercialização de carnes acondicionada em balcões frigoríficos ou de resfriamento”, finaliza.