Empresários baianos podem concorrer a edital de 1,5 milhão de reais

Recursos à disposição do empresariado
Arquivo/Google

O Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que conta com o apoio técnico do Sebrae, apresentou um edital, com recursos não reembolsáveis de R$ 1,5 milhão para empresários do setor de comércio e serviços interessados em inovar. O edital, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), foi apresentado em Salvador.

A elaboração do edital, que é destinado a microempreendedores individuais (MEI) e empresários donos de negócios de pequeno porte com receita bruta anual até R$ 3,6 milhões do setor, foi realizada pelo Comitê de Ciência, Tecnologia e Inovação do Fórum e contou com o apoio do Sebrae.

O edital pode ser aplicado a projetos de produtos (bens e serviços), processos ou investimentos em gestão organizacional que sejam, necessariamente, inovadores. Uma das linhas de financiamento também é destinada a instituições científicas ou tecnológicas em parceria com empresas. O prazo de inscrição vai até 6 de março de 2015 e o edital pode ser acessado integralmente no site da Fapesb.

O diretor técnico do Sebrae Bahia, Lauro Ramos, afirmou que a instituição disponibilizará apoio às empresas interessadas em inscrever projetos. "O nosso papel é contribuir para que os projetos sejam consistentes e consigam ser contemplados pelos benefícios", afirmou. Ele recomendou que empresários interessados busquem informações no site do Sebrae ou procurem auxílio diretamente nas unidades do serviço.

Também compuseram a mesa de apresentação do projeto Marcos Costa, superintendente de Comércio e Serviços da SICM, o coordenador do Comitê de CT&I, Wilson Andrade, o presidente da Fapesb, Roberto Paulus, o diretor de inovação da fundação e o coordenador-executivo do Parque Tecnológico, Leandro Barreto, representando a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Empresários

Vários empresários e representantes de empresas participaram do encontro e comemoraram a abertura do edital. "É muito bem-vinda a iniciativa de financiar MEI e micro e pequenas empresas sem o chamado 'fundo perdido', ou seja, sem necessidade de reembolso", disse a assistente-comercial de uma empresa de consultoria, Jacira Cardeal, que foi ao evento buscar mais informação.

Também com interesse no edital, o empresário Fidel Pereira, sócio de uma empresa que desenvolve softwares e presta serviços de informática, elogiou o apoio à inovação. "Instituições como o Sebrae têm prestado um importante papel no apoio à inovação e têm nos ajudado a obter mais competitividade", disse.