Canavieiras certifica alunos do Curso de Apicultura

Apicultura tem força no município
JBO/Maurício Maron

Os 30 alunos que participaram do curso do Curso de Apicultura, promovido através de uma parceria firmada entre o Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Assistência Social, receberam seus certificados de conclusão de curso na noite da última quarta-feira (19), no auditório da Secretaria de Educação. A abertura contou com uma apresentação de dança afro do grupo de Swing Ceob, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, execução do Hino Nacional, e, em seguida, foram convidados para compor a mesa o prefeito Almir Melo, a secretária de Assistência Social, Vanessa Leite, o presidente do Sindicato Rural, Tancredo Melo, o assessor do Senar, Raul Pinto, o represente da Associação de Apicultura, Aneilan Nascimento, e a coordenadora do Cras, Rosângela Santos.

A secretária Vanessa Leite parabenizou os formandos e destacou que o curso é uma importante ferramenta na formação social e profissional, com a vantagem de estabelecer uma articulação entre o trabalho, a educação e o desenvolvimento. “Quero agradecer ao prefeito Almir Melo por oferecer apoio incondicional na vinda desses cursos. Em outubro, certificamos 24 alunos no  Curso de Capacitação em Máquinas Pesadas. Isso demonstra a preocupação do Governo da Reconstrução em capacitar as pessoas para que estejam aptas a concorrer às oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.”, ressaltou a secretária.

Informa o prefeito Almir Melo, que Canavieiras conta com duas estações de tratamento de pólen e o produto é considerado o melhor do país. “Nossa intenção é, cada dia mais, capacitar a população economicamente ativa para que possa estar apta a desempenhar as atividades produtivas nas diversas oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.” Nesse sentido, segundo o prefeito, sua gestão está em constante busca de programas federais e estaduais de incentivo e aperfeiçoamento profissional. “É importante porque hoje o mercado de trabalho exige pessoas mais qualificadas. E mesmo que você esteja colocado no mercado de trabalho, precisa estar sempre melhorando essa colocação para que você garanta seu espaço”, disse.

Para o assessor do Senar, Raul Pinto, é importante expandir a produção não só no mel, mas também na produção comercial de própolis e pólen com produtividade e lucratividade. “A apicultura vem se desenvolvendo bastante em Canavieiras, e está se tornando um negócio rentável. Para acompanhar o crescimento do mercado, o produtor precisa aprender administrar, de maneira gerencial e empreendedora o negócio apícola, tomando decisões profissionais que possam estabelecer metas de crescimento e produtividade da empresa apícola”, ressaltou. O curso tem carga horária de 160 horas-aula, abordando temas básicos, técnicos e práticos e de empreendedorismo.