Sem chances, diz Carmelita sobre especulada aliança com Jabes em 2016

"Com Jabes, não. Piodem me cobrar lá adiante", antecipa petista
Arquivo JBO/MaurícioMaron

Presidente do diretório municipal do PT em Ilhéus, a professora Carmelita Ângelo concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Bahia Online, onde fala sobre o resultado das eleições presidenciais, a votação do petista Rui Costa, em Ilhéus, e o comportamento que terá, a partir de agora, com partidos da base aliada, a exemplo do PP do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro. Nos últimos dias, se intensificaram os "boatos" (segundo definição da própria Carmelita) sobre uma possível aliança sua com o atual prefeito, de quem foi adversária dois anos atrás, já visando as eleições de 2016. Carmelita descarta qualquer possibilidade nesse sentido. Leia, abaixo, a entrevista concedida ao JBO.

As urnas mostraram o quanto foi apertado para a presidente Dilma conquistar a reeleição. O PT, após 12 anos de poder no âmbito nacional, é um partido desgastado? O resultado das urnas revela isso?

O resultado da eleição representou o sentimento de um Brasil que tem investido em mais oportunidades para quem mais precisa. O projeto político do Partido dos Trabalhadores tem um olhar diferenciado para aqueles que por décadas não tiveram oportunidade. Então precisamos continuar diminuindo ainda mais a desigualdade social existente em nosso país.  É óbvio que é preciso respeitar as características de cada região. Mas é fundamental ter um olhar especial para a população que mais precisa. E foram estas pessoas que decidiram a eleição nacional. Os que ainda precisam de um governo com iniciativas socialmente mais justas deram a oportunidade para que a presidenta Dilma governasse por mais quatro anos.

E na Bahia, que análise a senhora faz?

Na Bahia o fato se repetiu. A presença marcante do governo do PT no estado permitiu que a Bahia não vislumbrasse o retrocesso. Eu tinha a convicção da vitória de Rui (Costa). Aliás, é preciso ressaltar, Rui representa, mais especificamente para nós de Ilhéus, a continuidade de um projeto de desenvolvimento que terá a marca de uma das maiores intervenções estruturais que este estado já teve, com a construção do Porto Sul, da ferrovia, do aeroporto , da ponte estaiada do Pontal, do novo hospital e de muito mais. O povo de Ilhéus também entendeu esta mensagem, de que era preciso pensar pra frente.

Com a senhora e o seu adversário político, Jabes Ribeiro, defendendo uma mesma proposta...

... Sou militante histórica do PT. Você acha que eu deveria fazer campanha pra quem então? Para Paulo Souto? O prefeito é da base aliada do governo. Mesmo estando apoiando uma mesma proposta de governo isso não quer dizer que estejamos no mesmo palanque. Eu e o prefeito somos adversários. Apoiamos Rui, construímos aquilo que entendíamos ser melhor para a cidade, mas cada um segue seu caminho. Cada macaco no seu galho. Não coaduno com o modelo do quanto pior melhor para daí tirar proveitos pessoais. Esse é um modelo que vem de outro segmento político, não do nosso. Ilhéus sabe quem age assim. No momento, represento a parcela da população que está insatisfeita com esse modelo de administração. Faço oposição ao governo municipal e assim vai continuar. O que posso garantir a cada cidadão e cidadã desta cidade é que em 2016 não há hipótese de estarmos juntos.

Mas e se o PT da Bahia quiser esta aliança para 2016?

Não exista essa imposição. Se houvesse, eu não teria sido candidata a prefeita na eleição passada. O nosso diretório municipal optou por candidatura própria e levou isso até o fim. O PT de Ilhéus aposta em uma nova proposta de governança, diferente da que está posta pela atual gestão, que persegue e ameaça trabalhadores, que não tem uma marca desenvolvimentista definida, que não consegue estabelecer o mínimo de condições na saúde e na educação. Trata-se de um modelo repetido exaustivamente mas sem o retorno que a população sonha e consegue ver na prática. É democrático e salutar para a cidade a gente poder propor uma nova forma de governar. É o que vamos continuar fazendo.

Nessa eleição, o seu grupo apoiou Josias Gomes (federal) e Ângela Sousa (estadual). Não é tão fácil assim para muitos militantes ver o PT apoiando Ângela...

... Por que não? A deputada Ângela Sousa não nos apoiou em 2012? Ela também não é da base aliada do governo do estado? Ademais, faço política cumprindo os acordos que estabeleço. Temos um acordo político com Ângela e cumprimos com a nossa palavra.

Mas dizem que ela não tem intenção de continuar apoiando o PT daqui a dois anos. E aí?

Essa pergunta você vai ter que fazer a ela. Eu não tenho como te responder.

A senhora é candidata em 2016?

O nosso partido continua apresentando o meu nome. Tenho o apoio da militância e dos filiados. Os boatos só têm a função de criar factóides políticos. Vamos buscar construir uma ampla aliança, buscando os partidos e os segmentos sociais que tenham o mesmo propósito que o nosso de buscar a desenvolvimento sócio econômico da nossa cidade. 

Quando a senhora fala em "boatos", a senhora está se referindo às últimas notícias a respeito de uma possível aliança com Jabes em 2016?

Também. Por que quem falou e escreveu não me procurou para saber minha opinião? Claro que não há chance disso acontecer. Escreva aí. E me cobre lá adiante.