Canavieiras faz os últimos ajustes para o Festival do Marlim

Cais do Porto começa a ancorar embarcações
Ascom/Walmir Rosário

Equipes com homens e máquinas trabalham na área do cais do porto, no Sítio Histórico de Canavieiras para concluir as obras de melhoramento dos equipamentos para o “Campeonato Nacional da Pesca do Marlin”. Este ano, a Prefeitura  introduziu algumas modificações no evento com a finalidade de ampliadas com a finalidade de ampliar a participação popular no evento.

O Festival Nacional de Pesca do Marlin Azul, uma das competições tradicionais da pesca esportiva em Canavieiras, será realizado no período de 20 a 22 deste mês (quinta-feira a sábado). Em parceria entre a Bahiatursa, Yacht Clube da Bahia e Prefeitura de Canavieiras, os eventos musicais reúnem atrações como Sinho Ferrari, Babado Novo e Trio da Huanna, além das bandas regionais Mano 3, Trivelada, Morcegada e Maria Breteira.

Conforme tinha planejado, a Prefeitura de Canavieiras está implantando diversas melhorias nos equipamentos de atracação do cais do porto, com a colocação de dois piers flutuantes, medindo 2,5 metros de largura por 10 metros de cumprimento, recém-chegados do Rio de Janeiro. Esta estrutura permitirá a atração de mais embarcações (lanchas) da competição, sem prejudicar o movimento normal do porto municipal. Os dois piers foram cedidos pelo empresário Ernani Paciornik, da Revista Náutica.

Para o evento musical está sendo montado um grande palco na área junto à rampa do cais do porto, com área de expectadores, barracas e quiosques de comercialização de comida e bebida. O local também está recebendo iluminação especial, que servirá ainda para iluminar o Projeto Verão, além da iluminação cênica com motivos natalinos.

Segundo o prefeito Almir Melo, toda a infraestrutura que está sendo montada no Sítio Histórico de Canavieiras atende às solicitações feitas pelos esportistas e o Yacht Clube da Bahia, organizadora do “Campeonato de Pesca do Marlin”. “Como essa é uma festa que se tornou tradição em Canavieiras, resolvemos inovar e beneficiar a população e os turistas com a realização de uma festa popular, em que todos possam participar”, relata o prefeito.

No primeiro final de semana do mês de dezembro próximo o Sítio Histórico de Canavieiras também será palco de mais uma edição do Projeto Verão, que reúne atrações musicais, culturais e esportivas. Durante todos os finais de semana, até uma semana antes do Carnaval, a população e os turistas poderão assistir e participar de diversos eventos, nos quais são mostrados o que há de melhor na arte e cultura da cidade.

Pesca do Marlim - Canavieiras foi a única cidade brasileira a figurar entre os 10 melhores destinos de pesca oceânica/esportiva do mundo, classificados pela publicação internacional Billfish Report, uma das mais conceituadas do setor. O litoral de Canavieiras – Royal Charlotte – é considerado o melhor ponto de pesca da Bahia. Para pescar neste banco, a principal base de saída é a cidade de Canavieiras. A grande vantagem é que, a apenas 10 milhas da costa, as embarcações já se encontram em profundidade suficiente para a pesca dos peixes de bico.

De acordo com o regulamento do Torneio de Pesca do Marlin, é imprescindível a comprovação por imagens para a liberação do peixe, seja para libertação ou embarque. A competição é realizada em duas etapas, cujo número de pontos das equipes são somadas para apresentar o número final. Paralelamente à Pesca do Marlin (peixe de bico), também as equipes concorrem à pesca costeira.