Ilhéus está credenciada em programa de apoio à comunidade rural

Mais recursos para o pequeno produtor
Arquivo JBO/MaurícioMaron

Famílias que residem na zona rural de Ilhéus poderão, a partir do próximo ano, ser beneficiadas pelo programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Através da ação da Secretara Municipal de Agricultura e Pesca (Seap), a prefeitura fez a inscrição no programa, e no último dia 10/11, recebeu o certificado de número 3592/11-2014, confirmando o credenciamento.    

Conforme explica o titular da Seap, Sebastião Vivas, isso significa que o município está apto a receber recursos para investimentos em projetos voltados para prestação de serviços técnicos, ambientais e sociais na zona rural.  – O nosso próximo passo é a elaboração de um projeto de assistência técnica para encaminhamento aos setores responsáveis pela liberação de recursos – informa o secretário.

Segundo Vivas, o município pode receber R$ 600,00 ao ano por família cadastrada. A previsão do secretário é que sejam beneficiadas inicialmente 1.000 famílias rurais, o que vai representar um investimento de R$ 600 mil ao ano, nas áreas interioranas do município. – Os recursos devem ser utilizados na contratação de profissionais como agrônomos e técnicos agrícolas para orientar e dar suporte aos produtores, aquisição de veículos e demais equipamentos, entre outras melhorias nas – observa o titular da Seap.

Assistência Técnica e Extensão Rural - A Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é um serviço gratuito, direcionado aos agricultores  familiares, de educação não formal, de caráter continuado, que promove processos  de  gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive atividades agroextrativistas, florestais e artesanais.

O programa considera as diversidades regionais e climáticas, acompanha o calendário agrícola e atua de acordo com um conjunto de situações  imprevisíveis, dadas as  especificidades  da atividade agrícola, ocorridas  em função de fatores não controlados, como chuva, geada, vento, enchente e secas; doenças e pragas de plantas e doenças animais. Os extensionistas, em sua maioria, são engenheiros agrônomos, médicos veterinários  e técnicos agrícolas. Mas, as  equipes  muitas  vezes  contam também com economistas  domésticos, engenheiros  de alimentos e zootecnistas.

Como existe agricultura familiar em todas as regiões brasileiras, a Ater é um serviço de profunda capilaridade, representando a “mão” do  Estado por todas  as zonas  rurais  país. O programa tem a capacidade real de garantir o melhor emprego do crédito, a otimização da produção agrícola, a garantia de renda para agricultores familiares, a viabilização de programas como do biodiesel e da alimentação escolar, a segurança alimentar da população brasileira e a conservação dos recursos naturais.