Feira Literária de Itabuna terá atração internacional

Ondjaki é uma das atrações
Divulgação

A I FELITA – Feira Literária de Itabuna terá, entre suas atrações, um dos principais nomes das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: o escritor angolano Ondjaki. Nascido em Luanda, em 1977, a sua vasta atuação literária engloba romances, contos, poesia e narrativas infanto-juvenis. Na condição de multiartista, Ondjaki também escreve para o teatro, dirigiu um o documentário “Oxalá cresçam pitangas – histórias de Luanda” (2006) e atualmente dialoga com a música e as artes visuais no espetáculo “Sobre o mar poesias”.

A releitura do mundo a partir do olhar infantil é uma constante na literatura de Ondjaki, a exemplo da obra “A bicicleta que tinha bigodes”, com a qual venceu o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil. Os fluxos de memória, a fragmentação e a reconstrução cotidiana de Angola são aspectos que também ressurgem nas páginas de sua autoria. Em 2013 foi o vencedor do Prêmio Camões, com o romance “Os transparentes”. No mesmo ano foi laureado com o Prêmio José Saramago.  Ondjaki também já obteve o Prêmio Jabuti (2010), com o livro “A avóDezanove e o segredo soviético”.

Suas obras estão traduzidas para o francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, sueco, chinês, swahili e polaco. Dentre as quais destacam-se: "Bom dia camaradas" (romance, 2001), “Os da minha rua” (estórias, 2007), “AvóDezanove e o segredo do soviético” (romance, 2008) , “Ynari: a menina das cinco tranças” (infantil, 2004), “O leão e o coelho saltitão” (infantil, 2008), , "Materiais para a confecção de um espanador de tristezas" (poesia, 2009), “E se amanhã o medo” (contos, 2005), “O céu não sabe dançar sozinho”(contos, 2014). É de se ressaltar a obra "Há prendisajens com o xão" (2002), com a qual estabelece um intenso diálogo com a poesia de Manoel de Barros.

Esta será a primeira vez em que Ondjaki virá ao sul da Bahia, a convite da Fundação Itabuna de Cultura e Cidadania (FICC), especificamente para a I Feira Literária de Itabuna. Durante o evento Ondjaki participará da atividade Conversa com o Escritor, em que, interagindo com o público, abordará o tema “Literatura em tempos de desencanto”. A conversa terá mediação da poeta e pesquisadora das Literaturas Africanas Daniela Galdino.