Canavieiras promove 1ª Regata com lanchas movidas a motores de Rabeta

Canavieiras e um cenário privilegiado para prática de esportes náuticos
Arquivo JBO/MaurícioMaron

A Secretaria do Turismo e Esportes da Prefeitura de Canavieiras promove no dia 30 de novembro próximo (domingo) a 1ª Regata com embarcações movidas a motores de rabeta. Dentre os objetivos do evento estão proporcionar mais uma alternativa de lazer, desenvolvendo a criatividade e espírito esportivo e a integração dos usuários “das rabetas”.

De acordo com o chefe do departamento de Esportes, José Bandeira, a competição esportiva fluvial também tem a finalidade de fortalecer os laços de amizade entre os participantes e desenvolver o senso de ecologia e preservação ambiental. “No bioma em que vivemos, que é um dos mais ricos e completos do planeta, temos que nos preocupar com o respeito ao meio ambiente”, explica Bandeira.

Pelo regulamento da competição, o percurso a ser percorrido passa pelos rios Patipe e Pardo, com saída do Cais da Birindiba e chegada na rampa do Sítio Histórico. Também está prevista a participação de caiaques e stand up, que não utilizam motores e serão uma atração à parte. “Essas embarcações não estarão competindo e vão participar apenas para prestigiar o evento e fazer uma demonstração do esporte”, explica José Bandeira.

Conforme define o regulamento da competição, os condutores das embarcações devem estar devidamente habilitados; a embarcações registradas na Capitania dos Portos e com seguro obrigatório em vigência. Também serão observadas as condições dos equipamentos de segurança obrigatórios, inclusive o uso de coletes salva-vidas.

Informa o diretor de Esportes, José Bandeira, que o primeiro lugar receberá um troféu e 100 litros de gasolina; o segundo colocado um troféu e 50 litros de gasolina; e o terceiro lugar 30 litros de gasolina e um troféu. O evento tem o apoio da Guarda Civil Municipal, da Colônia Z 20 e de proprietários de lanchas que operam no cais do porto.