Festival Gastronômico de Itacaré será voltado para cacau e frutos do mar

Itacaré e a mais nova opção para o turista
Ascom

Com uma gastronomia voltada para os produtos do cacau e frutos do mar, o município se prepara para iniciar o verão com a programação do Iº Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”. O evento acontece entre os dias 11 a 21 de dezembro e marca o início da temporada mais quente e agitada da região.

Situada no Sul da Bahia, Itacaré é um dos principais centros turísticos do litoral Sul baiano, e se destaca pela riqueza da produção pesqueira e de produtos típicos que fazem parte da culinária regional do local; como mandioca, cacau, dendê, pimenta, côco, pescados e frutas da época.

A agricultura familiar é um destaque da região. É fácil encontrar pessoas comercializando frutos do mar, legumes, frutas e verduras cultivados no quintal de casa. A qualidade dos alimentos orgânicos intensifica os sabores das receitas.

Na vila há uma diversidade de restaurantes para todos os gostos. Da culinária contemporânea internacional à cozinha típica local. Os pratos se misturam receitas requintadas com toque dos produtos tropicais, que dão água na boca.  

O Iº Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” leva a patente da chef Rosa Gonçalves, uma das organizadoras. Para ela, firmar uma identidade gastronômica através da culinária sustentável e da valorização dos produtos locais e regionais é o grande desafio do evento.

Com o tema “Riquezas do Mar e da Terra”, as receitas dos pratos apresentados deverão ter como ingredientes principais os produtos tradicionais da região cacaueira, principalmente os alimentos cultivados pela agricultura familiar.

Durante os dez dias do festival, o público degustará os pratos inscritos com preço promocional. O evento acontecerá de forma simultânea em todos os 36 estabelecimentos participantes que estão subdividos em quatro categorias - prato principal, petisco, lanche e sobremesa.

Além da degustação nos restaurante, a programação do Festival terá também encontros sobre os temas agricultura familiar, pesca e gastronomia no turismo, oficinas de gastronomia, visitas técnicas às fazendas de plantio de cacau, rodada de negócios, Corrida de Garçons, aulas-show com grandes chefes da gastronomia nacional e apresentações culturais e musicais.

De acordo com o secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, o Projeto do Festival “Sabores de Itacaré”, foi preparado por várias mãos e tem como objetivo inserir o destino no roteiro turístico gastronômico do Brasil.  A expectativa do secretário é atrair cerca de 10 mil pessoas para a cidade, na semana do evento.

A programação completa do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré pode ser conferida pela fanpage www.facebook.com/saboresdeitacare