Wagner destaca importância de apoio do Estado ao esporte e atletas

Jaques Wagner
Secom

O baiano Alan do Carmo, nadador que, com o apoio do programa Faz Atleta, conquistou recentemente o campeonato mundial de maratonas aquáticas, tem agora a oportunidade de vencer por antecipação o circuito nacional da modalidade. Para isso, ele precisa ganhar a penúltima etapa, nessa quinta-feira (13), no circuito Paripe/Inema,em Salvador.  A prova de natação e também a de Stock Car, que será disputada no sábado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), foram os assuntos que abriram o programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (11). “A gente vê que vale a pena incentivar essa juventude que tem potencial, para brilhar nos quatro cantos do mundo dentro da sua especialidade”, frisou o governador ao comentar sobre o programa de incentivo do Estado, o Faz Atleta.

Nesta edição, o governador Jaques Wagner também falou sobre o Novembro Azul e da sua agenda de trabalho para entrega de obras e serviços nesta semana no interior do Estado. O município de Caculé vai receber um ônibus escolar e o de Lagoa Real um sistema de abastecimento de água. Sobre o nadador Alan do Carmo, Wagner diz que ele “é um jovem apoiado pela Bahiagás, uma empresa de gás aqui da Bahia que tem a participação do Governo do Estado”.

Mais de 500 atletas beneficiadosO governador informou que recebeu Alan do Carmo há aproximadamente 15 dias, quando o nadador retornou da China, onde venceu o mundial de maratonas aquáticas. Segundo Wagner, desde 2007 o programa Faz Atleta já investiu mais de R$ 25 milhões no apoio a cerca de 650 projetos, beneficiando diretamente mais de 500 atletas. “Para mim, aí esta uma prova de que esse programa é importante para todos nós”.

Sobre o Stock Car na Bahia, Wagner disse que a prova começou a ser realizada há seis anos, depois de um grande esforço da Secretaria de Turismo para captar eventos, principalmente em períodos de baixa estação. “E a Stock Car vem cumprindo esse papel. [...] Cria vagas temporárias – a expectativa é três mil vagas temporárias -, traz 10 mil turistas que vão gastar também aqui”. O governador informa que a prova, único circuito de rua do Brasil, é transmitida também por canais especializados para vários países.

Caculé e Lagoa RealEsta semana, a agenda no interior contempla municípios que ainda não receberam a visita do governador. “Nesta sexta-feira eu devo estar em Caculé, com o Programa Caminho da Escola, entregando mais um ônibus escolar, dentre tantos que a gente já entregou, ajudando, portanto, os municípios, os prefeitos e principalmente aos nossos estudantes, para que tenham melhores condições de se qualificar e se educar”.

De Caculé, Wagner informou que vai para Lagoa Real, onde inaugura o sistema de abastecimento de água da localidade de Serapião, “um investimento de aproximadamente R$ 150 mil, que vai cumprir a tarefa de melhorar a vida das pessoas nesse distrito e na própria cidade de Lagoa Real”. Segundo o governador, com a visita às duas cidades, ele se aproxima da meta de ir a todos os municípios baianos nos oito anos de governo para entrega de obras e serviços.

Novembro AzulWagner encerrou o programa falando da importância do Novembro Azul. “Os homens têm um certo preconceito de se submeter a esse exame, e eu acho que é sempre importante lembrar do câncer, seja na mulher ou no homem. Quando ele é detectado no início da doença, hoje a chance de cura é muito grande.  [...] Portanto, esse Novembro Azul é um chamamento da Sociedade Brasileira de Urologia com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame”.

Segundo o governador, quase 50% dos brasileiros nunca foram a um urologista e, em2014, a projeção é e que 12 mil homens terão problemas no Brasil, inclusive com mortes em função da descoberta do câncer de próstata já em estágio avançado. “Então, fica aqui como governador e como homem também a lembrança da importância, como é o exame para as mulheres a mamografia”.

O programa ‘Conversa com o Governador’ é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível no site www.secom.ba.gov.br e pelo telefone 0800-071-7328.