Canavieiras vai licitar adequação de maternidade ao programa Rede Cegonha

Maternidade do Hospital Municipal Régis Pacheco
Ascom

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Obras e Transporte, já concluiu o projeto de adequação das instalações do Hospital Municipal Régis Pacheco ao Rede Cegonha. Agora, o próximo passo, segundo o secretário de Almir Melo Júnior, é iniciar o processo de licitação para contratar as obras físicas da maternidade.

De acordo com o projeto arquitetônico, as gestantes que buscarem a maternidade para a realização do parto irão dispor de uma área exclusiva no Hospital Régis Pacheco. Assim que derem entrada, serão encaminhadas à sala de acolhimento, em seguida, à sala admissão de parturientes e quarto de parto, depois encaminhada ao alojamento.

No mesmo local – de circulação exclusiva – também será disponibilizado um ambiente de solarium e deambulação (passeio e exercícios), conforme os procedimentos do pré e do pós-parto. Caso as condições de parto exijam outros tipos de procedimento, a área da Rede Cegonha está localizada ao lado das salas de cirurgias do hospital.

O projeto de implantação do conceito da Rede Cegonha na Maternidade do Hospital Municipal Régis Pacheco foi aprovado recentemente pelo Ministério da Saúde. O programa assegura às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis, bem como um tipo de tratamento humanizado para as parturientes.

A implantação do programa Rede Cegonha em Canavieiras, segundo o prefeito Almir Melo, é parte integrante do planejamento da Secretaria Municipal da Saúde para oferecer novos procedimentos modernos e adequados à população. A Rede Cegonha é um programa de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério.

Informa o prefeito Almir Melo, que a saúde é um dos setores do Governo da Reconstrução que tem recebido atenção especial, por representar um dos direitos assegurados na Constituição Federal. “Desde que assumimos o governo que estamos em constante ampliação desses serviços, no sentido de oferecer à população um serviço de qualidade e com prontidão”, ressaltou Almir Melo.

No entender da secretária Roberta Barros, a Rede Cegonha propõe a humanização do atendimento médico-hospitalar com um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança. Para isso, essa rede de atenção tem o objetivo de garantir o acesso, acolhimento e resolutividade, com a redução da mortalidade materna e neonatal.

Entre as diretrizes da Rede Cegonha estão a garantia do acolhimento com classificação de risco, ampliação do acesso e melhoria da qualidade do pré-natal; garantia de vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro; garantia das boas práticas e segurança na atenção ao parto e nascimento; garantia da atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade; e garantia da ampliação do acesso ao planejamento produtivo.

Na avaliação da secretária Roberta Barros, o trabalho de humanização do atendimento dos serviços de saúde vem sendo implantado desde o ano passado, com a adequação das instalações das unidades de saúde e do Hospital Régis Pacheco. “O Governo da Reconstrução vem investindo na melhoria das instalações e na constante capacitação dos profissionais da saúde, com a finalidade de prestar um serviço de melhor qualidade”, frisa a secretária.