Saúde de Itabuna alerta para necessidade de reforço da vacina contra HPV

Vacinação necessita ser intensificada
Ascom/Gabriel de Oliveira

Em Itabuna, mais de 80% do público alvo que deveria ser vacinado contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) já tomou a primeira dose da vacina, mas a Secretaria Municipal da Saúde identificou que, desde o início de setembro, quando a segunda dose começou a ser aplicada, a procura pela vacina diminuiu. O alerta para as garotas pré-adolescentes, com idade entre 11 e 13 anos, seus pais e responsáveis é de que esta segunda dose funciona como um complemento ou reforço à primeira, além de ampliar sua eficácia.

A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde, Gracilene Dias, explica que a segunda dose ativa a memória imunológica da primeira e assegura a aplicação da terceira dose em 2019, para garotas que estiverem com o esquema vacinal em dia.

Existem mais de 100 tipos de HPV. Alguns deles podem causar câncer, principalmente, de colo do útero. Antes a vacina só poderia ser aplicada em clínicas particulares, era cara e inacessível à maioria da população. Em 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer a vacina que protege contra os tipos 6 e 11 do HPV, que causam verrugas genitais, e 16 e 18, que causam câncer do colo do útero.

Além das unidades de saúde, a vacinação acontece também nas escolas, de acordo com o calendário de visitação elaborado pela Secretaria da Saúde. Para que a garota seja vacinada é necessário apresentar o cartão de vacinação comprovando que tomou a primeira dose, além de verificar a data em que foi aplicada. A vacinação em Itabuna faz parte da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde.