Cemitérios de Ilhéus recebem melhorias

No Cemitério da Vitória, mausoléus que lembram o poder econômico do cacau
JBO/Maurício Maron

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), está realizando uma série de melhorias nos cemitérios do município. Iniciada no começo deste mês, a primeira etapa dos serviços está prevista para ser concluída nesta quinta-feira, dia 30. Além manter os cemitérios da cidade em boas condições, a ação visa proporcionar um maior conforto e comodidade para as pessoas que estarão visitando o túmulo de seus entes queridos no próximo domingo (2 de novembro), Dia de Finados.

De acordo com o gerente de Engenharia e Fiscalização de Obras da Sedur, Denerval Fortunato, o Cemitério São João Batista, localizado na zona sul de Ilhéus, foi beneficiado por serviços de roçagem, capinagem e pintura de sua fachada. “Além disso, realizamos a reforma da capela do cemitério, intervenção que incluiu pintura, troca de vidros, confecção de bancos e aplicação de cerâmica”, detalha Fortunato, acrescentando que também foi executada a substituição das janelas do espaço administrativo.

Denerval Fortunato ressalta que no Cemitério do Basílio, na zona norte da cidade, a ação promoveu serviços de roçagem, jardinagem e pintura do muro e dos meios-fios. Já no Cemitério Nossa Senhora da Vitória, situado na área central de Ilhéus, a Prefeitura executou algumas intervenções, como a construção de um canteiro e a pintura da entrada e dos meios-fios.

O gerente de Engenharia e Fiscalização de Obras de Ilhéus lembra que os serviços de melhorias nos cemitérios localizados no município têm caráter permanente. “A proposta é que essas ações tenham continuidade. Além dos cemitérios da zona rural, ainda temos na zona urbana os cemitérios de Olivença, Salobrinho e Banco da Vitória. Por isso, precisamos seguir trabalhando para dotá-los das melhores condições possíveis”, afirma.   

Dia de Finados – Historicamente, o Dia de Finados sempre possuiu grande relevância no seio da sociedade brasileira, principalmente no que tange ao seu aspecto espiritual, uma vez que foi criado para homenagear as pessoas falecidas. O 2 de Novembro é uma data em que as famílias têm a oportunidade de celebrar a vida eterna de seus entes queridos, sempre na esperança de que eles tenham sido recebidos pelo Reino de Deus.