Agentes de desenvolvimento sulbaianos têm curso avançado sobre Lei Geral

Agentes de desenvolvimento ao lado de técnicos do Sebrae
Ascom

Carlos Antônio Oliveira é agente de desenvolvimento de Una, município localizado no Sul da Bahia, com 23 mil habitantes. Ele é um dos participantes do Curso Avançado para a aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE), que acontece nesta terça, 28, e quarta-feira, 29, no Ponto de Atendimento do Sebrae, em Itabuna. Além de Carlos, todos os agentes de desenvolvimento do Sul da Bahia, debatem noções de gestão, governança e sustentabilidade nos municípios que representam, além de trocarem experiências sobre a atuação junto aos microempreendedores individuais e Micro e Pequenos Empresários que atuam na região.

Em Una, Carlos trabalha, desde abril, para a ampliação do número de formalizados e pela qualificação dos empresários locais. Polo turístico do Sul da Bahia, o município possui cerca de 350 microempreendedores individuais e 150 MPE formalizados, pelo menos, metade, voltada para o setor do vestuário. Mas outras atividades, a exemplo de venda de cosméticos, supermercados, padarias e salão de beleza, também são fortes atividades econômicas.

Desde que assumiu a função de agente de desenvolvimento, Carlos Antônio, que também é presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Una (AMPEU), destaca a participação dos empreendedores locais em palestras, cursos, oficinas e workshops, em parceria com o Sebrae. “Os comerciantes passaram a ter outra visão do negócio. Donos de lojas de confecção, por exemplo, que antes compravam todo o estoque em um só fornecedor, puderam ampliar a lista de fornecedores”, exemplifica. 

Através do trabalho do agente, associações de pequenos agricultores, de bairros e de donos de pousadas estão se organizando para avançarem nos negócios. Das 100 associações pelo menos, metade, já está organizada com a ajuda do técnico.

De acordo com o gestor do Projeto Território de Cidadania Litoral Sul, José Carlos Oliveira, dos 26 municípios sob a jurisdição do Sebrae de Ilhéus, 19 já implementaram a Lei Geral. “Mas não em sua totalidade. Deram os primeiros passos para a sua consolidação, por isso é fundamental ampliar os conhecimentos para os novos passos que precisam ser dados”, assegura. 

Os agentes regionais já haviam passado apenas pelo curso básico, onde aprenderam o papel e o conhecimento básico da Lei. Agora, com o modelo avançado, a meta é agir de uma forma mais planejada nos municípios. Serão 32 horas de aprendizagem. Além desta terças e quartas, novos encontros do grupo ocorrerão nos dias 4 e 5 de novembro, também do Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna.