Setores do Hospital de Base serão interligados via rede

Investimentos vão facilitar atendimentos
Ascom/Gabriel de Oliveira

Depois de revitalizar completamente o Pronto Socorro, ampliar a capacidade de atendimento e adquirir novos equipamentos, a administração municipal assegura ao Hospital de Base o início da Governança de Tecnologia da Informação (TI). Um projeto iniciado neste mês reforça o novo perfil de gestão ampliada e integra as informações de diversos setores para potencializar a rotina de atendimento aos pacientes do hospital.

A implantação do projeto da Governança de Tecnologia da Informação, segundo o presidente da FASI – Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, o médico Paulo Bicalho, só está sendo possível devido à organização prévia desses setores.  Ele explicou que o projeto tem etapas avançadas como a instalação de equipamentos e fibra ótica, além do treinamento de funcionários para utilização correta dos sistemas que vão processar dados de todos os setores, gerar relatórios gerenciais e agilizar procedimentos para atendimento de cada demanda.

O gerente de tecnologia da informação da Codtec, Sandro Ribeiro Santos, explicou que o trabalho entre os setores será contínuo, visto que um receberá do outro, via rede, informações importantes. Segundo o gerente da empresa vencedora do pregão feito pelo Hospital de Base, desde a recepção, triagem e atendimento médico até a farmácia, almoxarifado e cozinha, todos terão acesso a determinadas informações que auxiliem na otimização do tempo.

A expectativa da gestão é que em até seis meses o projeto avance o suficiente para chegar a níveis de excelência na governança de TI. De acordo com o projeto, a eficiência na resolução de problemas deve ser ampliada, pois haverá processos específicos para cada problema que se apresente. Técnicos estão digitalizando o acervo documental do hospital e implantando sistemas de correio eletrônico próprio, site oficial e atividades de endomarketing. Também foi e realizado o primeiro leilão de sucata, com a retirada de diversos equipamentos antigos e sem uso, o que acabou por oferecer melhor espaço aos trabalhadores.

O projeto de Governança de Tecnologia da Informação dá continuidade às diversas melhorias implantadas no Hospital de Base pela atual gestão municipal e que deram cara nova ao hospital, que foi encontrado sucateado em 2013. A unidade passou por completa revitalização do Pronto Socorro, teve sistema de ponto eletrônico implantado e Laboratório de Análises Clínicas reestruturado para realizar até oito mil procedimentos por mês. A unidade também recebeu equipamentos vindos da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e outros doados por empresas da cidade.

Entre os equipamentos integrados estão raios-X fixo 500ma; secadora, lavadora e passadeira de roupas industrial; 18 microcomputadores completos; oito monitores cardíacos multiparâmetros; nove mesas auxiliares cirúrgicas em aço inox; três balanças eletrônicas; cinco cestos grandes para roupas; cinco longarinas; e duas estufas para alimentos. A Prefeitura também adquiriu uma UTI móvel, com recursos próprios, e implantará, brevemente, a conexão de internet pelo programa Cidade Digital com velocidade rápida, em substituição à rede antiga e bastante precária.