Empresários sulbaianos visitam a maior feira de alimentos do mundo, em Paris

Sulbaianos na comitiva internacional
Ascom

No município de Una, Sul da Bahia, Karlla Costa é dona da empresa “Koisas de Roça”, que comercializa produtos diversos da agricultura familiar, como chocolates, doces, frutas secas, biscoitos de Araruta e hortaliças orgânicas. Já no município de Ibirataia, Pedro Magalhães, dono da empresa “Lajedo do Ouro”, produz a amêndoa do chamado Cacau Gourmet, orgânico, e está iniciando uma produção de chocolate fino com boa aceitação no mercado regional.

Neste momento, o que une Karlla e Pedro é o desejo de ampliar os negócios através da participação na SIAL Paris 2014, a maior Feira de Alimentos do Mundo. A missão empresarial reúne 111 empresários brasileiros no evento que vai até a próxima quinta-feira, 23 de outubro, reunindo 6,3 mil expositores de 105 países e com expectativa de receber mais de 150 mil pessoas nesse período. Entre os países de destaque, o Brasil ocupa a 10ª colocação, com mais de 100 empresas expositoras, maioria fruto da parceria com a Agência de Promoção a Exportação (Apex).

Para a empresária, “a grande contribuição ao participar do evento em Paris é poder levar para os pequenos agricultores, novas ideias sobre embalagens e melhor aproveitamento dos produtos industrializados”. Atualmente, seu empreendimento apoia um grupo de 10 pequenos agricultores, assentados em localidades rurais de Una. A proposta, ainda para esse ano, é variar, lançando, juntos, uma coleção de camisetas com linguagem rural e tecnológica.

De acordo com a gerente do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, que integra a comitiva, os empreendedores sulbaianos estão participando de visitas técnicas, conhecendo novos produtos no mercado internacional e equipamentos com tecnologia de ponta no mundo. “O objetivo é a internacionalização dos negócios, ou seja, assegurar a competitividade em comparação aos concorrentes internacionais”, destaca, ressaltando, ainda, que, as informações que serão trazidas para a Bahia vão ser importantes para a competitividade dos negócios do setor de alimentos.

Para garantir a presença dos empreendedores sulbaianos, o Sebrae subsidiou 50% do custo da missão, que inclui consultoria especializada com acompanhamento durante todo o período da feira, visitas técnicas a indústrias de alimentos reconhecidas, visitas guiadas durante a feira, inclusive com tradutores a disposição dos empresários participantes.

A iniciativa é uma parceria do Sebrae com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), através do seu Centro Internacional de Negócios (CIN).