Situação inusitada em Canavieiras; tem dinheiro, mas não tem como pagar

Canavieiras e um fato inusitado no sul da Bahia
Arquivo JBO/MaurícioMaron

Em nota distribuída esta manhã à imprensa, a assessoria de comunicação da prefeitura de Canavieiras revela uma situação inusitada no município. "Enquanto o considerado normal nos diversos municípios brasileiros são as dificuldades financeiras, em Canavieiras a situação é inversa: o erário municipal tem dinheiro e o município não pode utilizá-lo para honrar os compromissos com o pagamento de fornecedores, fazer novas compras e pagar os salários dos servidores, com falta de recursos orçamentários".

A nota acusa que todo o impasse "se resume na má vontade política dos vereadores em aprovar a suplementação orçamentária para fazer funcionar normalmente as despesas da máquina pública. O prefeito envia o projeto de suplementação, os vereadores não aprovam na totalidade. O motivo é simples: dos nove vereadores que compõem o legislativo canavieirense sete fazem oposição ao prefeito, ou melhor, à Canavieiras", afirma a nota.

Neste terça-feira (21), um novo projeto de suplementação orçamentária deverá ser apreciado pelos vereadores. Segundo a assessoria, a cada pedido, os edis somente liberam uma pequena parcela, no sentido de provocar o desgaste do prefeito junto a funcionários e fornecedores, "como se o atraso fosse decorrente dá má administração dos recursos. Em Canavieiras, os salários dos servidores são pagos em data antecipada e isso tem deixado os vereadores inconformados", conclui.