Mais de 11 mil estudantes baianos têm educação empreendedora

Oportunidade de negócios
Arquivo

Com a proposta de levar para estudantes conteúdos ligados ao empreendedorismo, o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) atua no Ensino Fundamental com o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Na Bahia, o JEPP conta com o apoio de prefeituras e secretarias municipais de educação para transformar a vida de alunos, como a da estudante do 9º ano da Escola Madre Maria do Rosário II, em Santo Antônio de Jesus, Débora Santiago dos Santos. Aos 13 anos, ela já vê mudanças positivas com o novo ambiente da aprendizagem, com reflexo direto na melhoria do desempenho escolar. “Com o JEPP, minhas notas e leitura melhoraram”, conta a jovem, detalhando que já aprendeu no curso a montar um negócio completo, com estratégia de marketing e cálculos de gastos e lucros.

Assim como Débora, já são mais de 11 mil jovens baianos do Ensino Fundamental, em escolas públicas e particulares, contemplados com o JEPP. Na escola, a coordenadora pedagógica Elienice Rosa Cruz conta que a participação no curso transformou o universo dos pequenos. “É incrível ver a dedicação dos nossos alunos que, além do desenvolvimento do lado empreendedor, estão ganhando mais responsabilidade e, com isso, mudando de comportamento não apenas no ambiente escolar”.

Os educadores são capacitados para inserir a proposta pedagógica do JEPP nas escolas. A gestora do PNEE na Bahia, Jacqueline de Senna Baqueiro, afirma que a meta é qualificar 375 professores até o final do ano, com 320 já capacitados. “Levando conhecimentos para esses milhares de potenciais empreendedores, certamente conseguiremos vislumbrar perspectivas mais positivas, que não se resumem a abrir um negócio, mas ter a capacidade de transformar a própria realidade”.

Embora o curso JEPP na Bahia tenha sido lançado neste ano, as ações piloto desenvolvidas em 2013 alcançaram 58 escolas, no total de 13 municípios baianos: Juazeiro, Paulo Afonso, Glória, Ribeira do Pombal, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Ubaí, Cairu, Ouriçangas, Alagoinhas, Sobradinho e Irecê.

Jacqueline explica ainda que, por meio da inserção do PNEE como parte integrante dos projetos de diferentes unidades do Sebrae, a exemplo do Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), da Unidade de Políticas Públicas, haverá uma expansão da capilaridade de ações educacionais para mais municípios, ampliando os resultados.

O JEPP

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do Ensino Fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

A solução educacional é composta por nove cursos, um para cada ano do Ensino Fundamental, com enfoque em brinquedos ecológicos, ecopapelaria, artesanato sustentável e empreendedorismo social. No Brasil, em 2013, mais de 3 mil professores de 320 escolas foram capacitados para atuarem com a proposta do JEPP em associação a 80,5 mil estudantes. A expectativa agora é atingir a mais de 696 mil estudantes do Ensino Fundamental no biênio 2014-2015.