Banco de alimentos vai ajudar a reduzir desperdício em Itabuna

As instituições da sociedade civil que se dedicam à filantropia serão as maiores beneficiadas com o reaproveitamento de alimentos após a finalização das obras do Banco de Alimentos, o que segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) deve acontecer até o final do ano. A unidade funcionará como ponto de recepção e triagem de alimentos considerados impróprios para a comercialização, mas adequados ao consumo humano.  

Nesta quinta-feira, 16, quando é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, a data é marcada por campanhas contra o desperdício de comida. Quandop estiver em atividade, o Banco e Alimentos receberá alimentos doados por empresas e que serão direcionados para instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, que produzem e distribuem refeições gratuitas a pessoas em situação de vulnerabilidade social e alimentar.

O Banco de Alimentos está sendo construído no bairro Nova Ferradas, em parceria com o governo federal, com investimento de R$ 298.371,80 do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. De acordo com o titular da Sedur, Marcos Monteiro, as obras tiveram uma redução do contingente operacional devido à necessidade de adequações da planilha orçamentária e mudanças de meta no projeto. Agora, a Sedur aguarda liberação da Caixa Econômica Federal para que a equipe seja ampliada novamente. Na avaliação do secretário isso deve acontecer em breve.

Marcos Monteiro informou ainda que a parte do acesso e terraplanagem dos arredores do Banco de Alimentos será feita por equipes da Prefeitura. A obra se soma a diversas outras melhorias realizadas nos bairros Ferradas e Nova Ferradas I e II, como recuperação asfáltica e pavimentação de ruas, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, construção de condomínios populares, aquisição de ambulância e reforma do matadouro e da Casa Jorge Amado.