SAMU de Ilhéus terá reforço de mais duas ambulâncias

Avarias em ambulâncias prejudicaram o atendimento
Secom/Gidelzo Silva

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ilhéus, que fica localizado na Avenida Litorânea Norte, no Bairro do Malhado, zona Norte da cidade, teve  os seus serviços prejudicados, nos últimos dias, devido a ocorrência de dois graves acidentes no centro da cidade e na Rodovia Ilhéus/Olivença, envolvendo Unidades Avançadas de Atendimento. Desta forma, diz o secretário de Saúde, Antônio Ocké, durante este período os atendimentos sofreram prejuízos, mas já a partir da próxima quinta-feira, dia 16, o SAMU estará recebendo uma unidade que estava sendo recuperada na cidade de Jequié.

Mesmo com esta dificuldade causada pelos acidentes, salienta, a equipe formada por 78 profissionais, que trabalha 24 horas, em turnos estipulados, continua se esforçando em manter o mesmo ritmo de atendimento por este ser um serviço imprescindível no salvamento de vidas. Adianta Antônio Ocké, que além da unidade que chegará de Jequié, outras duas ambulâncias que estavam retidas, há quatro anos, na oficina Itarel, por problemas com a administração anterior, passam por processo de recuperação total, e devem ser resgatadas até a próxima terça-feira, dia 21, por força de decisão judicial. “Desta forma, a partir da próxima semana, vamos realizar os serviços com mais este importante reforço, o que vai melhorar o atendimento à população”, afirmou Antônio Ocké.

Ainda de acordo com o secretário, para que os funcionários possam contar com o necessário conforto nas suas instalações, o prefeito Jabes Ribeiro autorizou investimentos para a reestruturação da sede, já tendo adquirido novos móveis, tanto para as áreas de descanso como para as de atendimento, “e, recentemente, todos eles foram beneficiados com novos uniformes e botas”.

Por fim, informa Antônio Ocké, que, também com a autorização do prefeito Jabes Ribeiro, já está sendo providenciado o início das obras de construção do SAMU Regional 24 Horas, que ficará localizado na Avenida Esperança, e, além dos atendimentos locais, também se responsabilizará pelas solicitações dos serviços nos municípios circunvizinhos. Para se ter uma idéia da importância do SAMU, somente no primeiro semestre deste ano, foram promovidos 6.217 atendimentos em Ilhéus.