Itabunense coordena primeiro Campeonato Brasileiro de Kettlebell

João Rosário projeta a modalidade por todo o Brasil
Ascom

O primeiro Campeonato Brasileiro de Kettlebell Lifting será realizado em São Paulo no próximo domingo (19). O evento, que é organizado pela Federação Brasileira de Kettlebell Lifting – FBKL, visa desenvolver o Kettlebell Sport no Brasil, promovendo a troca de experiências e cooperação entre os participantes.

O itabunenseJoão Rosário, um dos organizadores do evento e atual presidente da FBKL, explica que a federação foi fundada com o objetivo de divulgar o kettelbell e organizar campeonatos de kettlebell lifting no país. Ele destacaainda que os vencedores do primeiro campeonato estabelecerão o record oficial das provas no Brasil.

Rosário reside atualmente em Joinville, Santa Catarina, e é profissional de referência na modalidade no país, sendo o percursor do treino com kettlebell neste estado no ano de 2009. Como treinador, levará quatro atletas catarinenses para disputar o campeonato, duas delas são as atuais campeãs americanas de kettlebell.“Nicole Zaniz e Flávia Karolina foram campeãs americanas de Kettebell na provaLongCycle,onde o kettlebell é levado da altura do joelho até o peito e do peito até acima da cabeça,no USA Nationals 2014, realizado no mês de agosto em Nova Iorque”, explica.

A competiçãoUm peso no formato de uma bola de ferro com alça que possibilita a execução de movimentos específicos e que, segundo especialistas, melhora o condicionamento físico geral com ganho expressivo de força. Além do uso para fitness, o kettlebell lifting é uma modalidade esportiva com campeonatos mundiais organizados e atletas que fazem preparação específica para o esporte.

E no próximo dia 19 de outubro atletas do país participam doprimeiro Campeonato Brasileiro que terá quatro provas- Snatch (5 min) e o Jerk(5 ou 10 min), LongCycle (5 ou 10 min) e Biathlon (jerk+ snatch) (10 min) nas modalidades iniciante e amador, masculino e feminino, divididas por categoria de peso corporal.

Na categoria iniciante para homens será utilizado kettlebell de 16 kg e no amador, kettlebells de 20 kg e 24 kg. Nas provas Jerk e LongCycle  masculino serão utilizados dois kettlebells. No feminino para iniciantes será utilizado kettlebell de 8 kg e amador 12 kg e 16 kg. Podem participar atletas maiores de 18 anos, membros da FBKL e outras Federações, e de academias e grupos amadores do país, bem como atletas amadores de outros países que não possuam registro em federação internacional.

O atleta que conseguir executar mais repetições no tempo específico de cada prova levará o título e estabelecerá o recordbrasileiro da prova. Osvencedores da cada prova ganharão uma placa de premiação, diploma e reconhecimento como atleta de KettlebellSport podendo, se quiser, ser integrante da seleção brasileira de Kettlebell Sport pela FBKL.

O campeonato terá inícioa partir das 8 horas do dia 19 de outubro, mas no dia anterior os atletas devem comparecer ao local do evento das 13 às 16 horas para participar do sorteio dos grupos, onde será definido também a ordem de apresentação.As inscrições para o primeiro Campeonato Brasileiro de Kettlebell Lifting podem ser feitas no site  www.fbkl.com.br ou no dia da pesagem (18).

A Federação Brasileira de Kettlebell Lifting foi fundada em 10 de fevereiro de 2014 em São Paulo, com o objetivo de divulgar o kettelbell e organizar campeonatos de kettlebell lifting no país, bem como apoiar os times e atletas que estão se formando no Brasil. João Rosário, atual presidente da F.B.K.L, ressalta a importância do apoio de patrocinadores ao esporte na promoção de campeonatos no país e no custeio de despesas de viagens dos atletas desse esporte, que já se destacam em campeonatos internacionais.

Em junho a primeira seleção que representou oficialmente a Federação Brasileira de Kettlebell Lifting estreou em campeonatos. A equipe era composta por quatro atletas do estado de Santa Catarina, que conquistaram quatro medalhas no Torneio Latino Americano. O presidente da FBKL João Rosário e a vice-presidente Mônica Pimenta, ambos com certificação internacional em kettlebell pela Federação Internacional de Kettlebell e Fitness – IKFF estiveram presentes no evento dando todo o suporte e orientações para os atletas durante a competição.

João Rosário obteve a certificação em ModernKettlebell Sport– MKS 1 pela IKFF em 2013, em Santiago-Chile, já visando à preparação de atletas para campeonatos. O curso foi ministrado pelo russo ArsenijZhernakov, multicampeão mundial e recordista em competições de levantamento de kettlebell. Ele é diretor da empresa Brutal StrengthandConditioning, com sede em Joinville-SC, que oferece treinos diferenciados com ferramentas não convencionais como corda e kettlebell para pessoas comuns e atletas.

Mônica Pimenta é professora de educação física com mais de 20 anos de experiência, especializada em treinamento com kettlebell com certificação internacional em kettlebell fitness nível 1 e 2 (CKT1 e 2) e em ModernKettlebell Sport pela (IKFF). Ela é diretora do Espaço Funcional Mônica Pimenta, primeiro centro de treinamento funcional de São Paulo onde todos os profissionais são certificados e especializados em Kettlebell.