Desafio Universitário Empreendedor divulga ações em feira de negócios

Fenopo é uma realização da Faculdade de Ilhéus
Ascom

Com o tema “Empreendedorismo: Criatividade e Sustentabilidade”, a 9ª edição da Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo) da Faculdade de Ilhéus, com parceria do Sebrae, será também o ambiente de divulgação das ações do Desafio Universitário Empreendedor para convidar estudantes e professores a participar da competição. Com entrada gratuita, a feira acontece de 23 a 25 de outubro, no auditório da faculdade, na rodovia Ilhéus-Olivença.

“Fechamos parceria com a Faculdade de Ilhéus e com a Cia Júnior da Universidade Estadual de Santa Cruz para promover essas ações de sensibilização para o Desafio Universitário Empreendedor”, explica o técnico do Sebrae, Michel Lima. Além da mobilização para a competição, o Sebrae montou para o evento uma programação com a palestra “Motivação e Empreendedorismo” e os minicursos “Como organizar uma loja virtual” e “Plano de negócio na prática”. Haverá, ainda, atrações culturais, oficinas e o concurso “Melhor Ideia de Negócio”.

O objetivo da Fenopo é consolidar a cultura empreendedora, presente no projeto pedagógico da Faculdade de Ilhéus. Segundo a coordenadora do evento, professora Cristiane Nunes, os projetos têm base no conceito de economia criativa, como vertente inovadora do empreendedorismo. Algumas experiências serão apresentadas como cases bem-sucedidos, quanto à organização comunitária, como o Pontal Criativo e o Hernani Sá Criativo, ambos desenvolvidos com participação das soluções do Sebrae. O interessado em participar da feira pode se inscrever no local e dia de evento.

Desafio EmpreendedorCom inscrição gratuita, feita pelo site do evento (desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br), o Desafio Universitário Empreendedor tem caráter educacional e reúne atividades e jogos online e presenciais para trabalhar conteúdos de gestão, inovação e empreendedorismo. Podem participar universitários matriculados em qualquer curso de graduação nas instituições de Ensino Superior. O mesmo critério se aplica aos professores universitários.

 

 A competição é dividida em duas fases: estadual e nacional. Na primeira, os estudantes competem individualmente nos jogos disponibilizados, acumulando pontos. Os quatro melhores colocados no ranking estadual, a partir da pontuação obtida, serão premiados em Salvador, no dia 18 de novembro. Na segunda fase, os vencedores nas etapas estaduais formam uma equipe e competem nacionalmente com outros estados. Esta fase é presencial e acontece entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, em Brasília. A equipe vencedora será conhecida após a competição, também no dia 2.

Os jogos são online, sem necessidade de download, através de dispositivos de comunicação móveis, como celulares e tablets. O estudante Laion Nascimento, de Itabuna, matriculado no 3º ano de Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), iniciou os jogos interativos pela internet. “Estou na fase inicial e já obtive boas respostas para aplicar na vida real, principalmente uma visão maior em relação ao meu poder de decisão”, afirma.

Para as universidades que quiserem participar, o Sebrae oferece palestras gratuitas de divulgação do evento, bastando solicitar através do e-mail ag.itabuna@ba.sebrae.com.br. Mais informações também podem ser obtidas nos pontos de atendimento do Sebrae em Ilhéus, pelo telefone