Brutal Camp reune atletas do kettlebell lifting em Olivença

Evento aconteceu em um cenário pra lá de especial: a praia
Ascom/Liliane Pólvora

Neste final de semana Olivença sediou evento pioneiro na região que teve como principal objetivo divulgar o kettlebell lifting e atividades com profissionais de destaque local como yoga integral, bioginástica e capoeira. Exercícios eficientes com o diferencial de poderem ser praticados ao ar livre foram o principal atrativo do Brutal Camp, que ainda proporcionou aos participantes desfrutarem as belezas das praias do Sul de Ilhéus.

Organizado por Tiago Carvalho, coordenador da filial da empresa  Brutal Strength and Conditioning na Bahia, o Brutal Camp foi realizado na pousado Recanto de Olivença e contou com a participação de Nicole Zaniz e Flávia Karolina, atletas catarinenses campeãs americanas e Latino Americanas de kettlebell lifting e de João Rosário, técnico da atletas, fundador da Brutal Strength and Conditioning e presidente da Federação Brasileira de Kettlebell Lifting.

Além do Kettlebell, Márgesson Muniz e Juliano Carvalho, profissionais com atuação em Canavieiras, conduziram treino de bioginástica e yoga integral. No encerramento do evento, a tradicional apresentação de capoeira com mestre Sam e contra-mestre Anderson Silva  e música ao vivo com Thalles Rhian.

Pioneirismo no KettlebellO itabunense João Rosário é um profissional de referência na modalidade no Brasil sendo o percursor do treino com kettlebell em Santa Catarina no ano de 2009. Rosário possui várias certificações internacionais na modalidade e neste ano fundou junto com a diretora do Espaço Funcional Mônica Pimenta, a Federação Brasileira de Kettlebell Lifting. Ele explica que a FBKL surgiu com o objetivo de divulgar o kettelbell e organizar campeonatos de kettlebell lifting no país, bem como apoiar os times e atletas que estão se formando no Brasil.

Um peso no formato de uma bola de ferro com alça que possibilita a execução de movimentos específicos e que, segundo especialistas, melhora o condicionamento físico geral com ganho expressivo de força. Além do uso para fitness, o kettlebell lifting é uma modalidade esportiva com campeonatos mundiais organizados e atletas que fazem preparação específica para o esporte.

E em 19 de outubro será realizado em São Paulo o Primeiro Campeonato Brasileiro de Kettlebell Lifting, organizado pela Federação Brasileira de Kettlebell Lifting – FBKL, que contará com a participação de atletas brasileiros e de países vizinhos e visa desenvolver o Kettlebell Sport no Brasil, promovendo a troca de experiências e cooperação entre os participantes.

Santa Catarina estará representada por quatro atletas joinvilenses treinadas por João Rosário, dentre elas as campeãs americanas Nicole e Flávia, e a Bahia por dois atletas itabunenses, Jessé Oliveira e Murilo Paulino, treinados por Tiago Carvalho.

Treinos diferenciados com ferramentas não convencionais como o kettlebell ou que utilizam o peso corporal e exercícios de mobilidade são tendências de treinamentos práticos e eficientes, que cada vez mais conquistam adeptos no Brasil.