Avenidas de Itabuna recebem reforço na iluminação pública

Avenida Princesa Isabel é uma das beneficiadas
Ascom/Gabriel de Oliveira

A Prefeitura de Itabuna concluiu na quarta-feira a instalação de lâmpadas de vapor metálico de 250 watts em substituição às de vapor de mercúrio em toda a extensão da rede de iluminação pública no trecho que liga a Avenida Princesa Isabel, no bairro São Caetano, do Paty até o final de linha, adquiridas com recursos próprios. Em parceria com o Governo do Estado, o prefeito Claudevane Leite também garantiu a substituição das antigas lâmpadas de sódio por metálicas nas principais vias de acesso da cidade.

As lâmpadas metálicas são utilizadas na iluminação pública em geral por serem muito mais eficientes e ter um elevado índice de reprodução de cores. Já foram beneficiadas as avenidas Amélia Amado, Manoel Chaves e Aziz Maron.  Na etapa que será concluída na próxima semana, 500 novas lâmpadas serão substituídas o que irá melhorar a visibilidade nas áreas segundo o chefe do Departamento de iluminação Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Mariano Rabelo.

“A substituição das lâmpadas amarelas (sódio) irá deixar os trechos mais bem iluminados, trazendo à comunidade uma melhor qualidade em iluminação pública. As lâmpadas de 70 watts serão substituídas por lâmpadas de 250 watts, que tem potencial de iluminação quatro vezes maior que a anterior”, explica Mariano.

“Já concluímos o trecho da Aziz Maron, onde já foram substituídas 120 lâmpadas. No trecho da Amélia Amado, que vai da Rodoviária até o acesso ao Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, já foram substituídas 36 das 70 lâmpadas ali existentes. Na Avenida Manoel Chaves vamos substituir 80 lâmpadas”, informou Mariano Rabelo.