Ilhéus prossegue com vacinação contra o HPV

Vacinação acontece nas escolas e postos de saúde
Secom/Gidelzo Silva

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), dando continuidade à segunda etapa da vacinação contra o HPV, iniciada, em Ilhéus, no último dia 2, já agendou a visita de equipes a novas escolas durante toda a próxima semana, de 29 de setembro a 03 de outubro. A supervisora de Imunização, Walkíria Cardeal, explica que esta vacina protege as meninas contra os casos de câncer de colo do útero e também das verrugas anogenitais, sendo importante que os pais concedam a permissão necessária para a aplicação da vacina que tem a segurança assegurada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a elaboração do novo cronograma para aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV, na segunda-feira, dia 29, as equipes estarão nos turnos matutino e vespertino, no Colégio Moisés Bohana; na terça-feira, dia 30, as meninas beneficiadas serão as do Colégio Joana Darc, pela manhã, e no período da tarde as equipes vão retornar ao Colégio da Polícia Militar. Já na quarta-feira, dia 1º de outubro, também nos dois períodos, as equipes estarão no Colégio Impacto, e na quinta-feira, dia 2, o Colégio Horizontina Conceição, também nos dois períodos, contará com o atendimento das equipes, as quais também irão participar do evento Outubro Rosa, na Praça da Catedral de São Sebastião. Encerrando as atividades da semana, na sexta-feira, dia 3, as visitas acontecerão na Escola Fábio Araripe, pela manhã, e a tarde, no Colégio Estadual do Iguape.

Walkíria Cardeal solicita que as diretorias das unidades de ensino a serem visitados não deixem de entrar em contato antecipado com as famílias das meninas. Por falta do contato com os responsáveis, a vacinação no Instituto Nossa Senhora da Piedade, que estava programada para esta quinta-feira, dia 25, no Instituto Nossa Senhora da Piedade, teve que ser suspenso, havendo dessa forma que ser remarcada uma nova data. “A permissão dos pais é uma exigência do Ministério da Saúde, e somente com este documento em mãos é que podemos desenvolver o nosso trabalho”, ressaltando que a importância da vacina contra o HPV deve-se ao fato de que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo, 290 milhões de mulheres são portadoras do câncer de colo do útero.