Dia Mundial do Turismo é comemorado em Canavieiras

Canavieiras e sua beleza arquitetônica, atração turística da cidade
Arquivo/JBO/Maurício Maron

Sob o tema “Turismo e Desenvolvimento Comunitário”, será comemorado em 27 de setembro próximo o Dia Mundial do Turismo, promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Consciente da relevância social e econômica do turismo para Canavieiras, o prefeito Almir Melo acatou o projeto do secretário do Turismo e Esportes, Fernando Volpi, de comemorar a data com uma programação de cunho eminentemente educativa e cultural, no sentido de conscientizar a comunidade para o valor do turismo na vida do município.

Segundo Fernando Volpi, a Organização Mundial do Turismo defende que o turismo deve ser uma atividade que beneficie as comunidades de destino, ao enfatizar que a população local será parte atuante das atividades turísticas e compartilhará os benefícios econômicos, sociais e culturais, em particular no que diz respeito à criação direta e indireta de emprego”. Ainda, segundo Volpi, o gestor deve se preocupar em instaurar uma relação de reciprocidade, que resulte em mútuo enriquecimento.

Especialistas em turismo no mundo inteiro definem a atividade como um motor fundamental para o avanço econômico, principalmente se considerarmos sua importante contribuição no PIB, de 3% a 5% a nível mundial, e para o emprego,  de 7% a 8%. No caso específico de Canavieiras, esse percentual tende a ser expressivamente mais alto, se toda cidade e principalmente os segmentos diretamente envolvidos com o turismo se convencerem de que têm diante de si grandes possibilidades e de opções viáveis e sustentáveis para promover a cidade como destino turístico e assim reduzir o nível de pobreza ao promover a geração do emprego ‘criativo’ e diversificado.

Fernando Volpi insiste que o protagonista do desenvolvimento turístico de Canavieiras é a própria comunidade. Essa conscientização será a principal atividade na grade de comemorações do Dia Mundial do Turismo em Canavieiras,  com participação de todas as secretarias, com ênfase para a da Educação, cujas coordenadoras exibirão para os alunos um DVD revelando os atrativos turísticos da cidade e complementarão com palestras motivacionais para a criação de um consensual conceito de cuidar bem da cidade e mantê-la digna se receber turistas do mundo todo.

“Não precisamos de programas mirabolantes para comemorar o Dia Mundial do Turismo”, dispara o Secretário Volpi, ao esclarecer que o caráter educativo da campanha tem como objetivo convencer alunos e suas famílias de que são agentes de fundamental importância para o crescimento de Canavieiras como destino turístico. Para ele trata-se de propiciar um encontro da comunidade com ela mesma enquanto receptora, e a partir daí promover um turismo que se desenvolva em harmonia com seus valores preservados, com o meio ambiente,  com as suas formas culturais e tradicionais, com o seu patrimônio.

Palestras - Além da campanha educativa promovida pelas escolas da rede municipal, está prevista uma palestra de técnicos do Sebrae dirigida aos proprietários das cabanas da orla e aos empreendedores do setor hoteleiro, na sexta-feira (26), às 9h30min, na Pousada Costa Verde, versando sobre como enquadrar o seu negócio nas regras para o desenvolvimento sustentável.

E no sábado (27), um mutirão composto de moradores e frequentadores da orla,   representantes de instituições e dos vários setores da sociedade, alunos, pais,  professores, secretários e seus assessores, atletas e até mesmo alguns turistas,   fará uma limpeza geral na Praia da Costa, recolhendo resíduos sólidos e demais detritos deixados na areia por usuários inadvertidos. O local da concentração será também na Pousada Costa Verde, às 9 horas do sábado (27). A Prefeitura fornecerá caminhões basculantes e equipamentos necessários para essa operação.

Para Volpi, o Governo da Reconstrução optou por programar uma comemoração mais vivencial no sentido de revelar em cada um a face de um verdadeiro perfil canavieirense, e também para que cada um possa transmitir às gerações vindouras sua experiência como ator de uma radical mudança neste cenário predisposto ao sucesso como destino turístico.