Novo lote de trilhos da Fiol chega ao Porto de Ilhéus

Desembarque é mais uma etapa importante para a consolidação da ferrovia
Secom/Gidelzo Silva

O segundo navio com carregamento de 5,6 toneladas de trilhos para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) atracou ao Porto do Malhado, em Ilhéus, na madrugada desta quarta-feira, dia 24. O desembarque do material teve início nesta manhã e a previsão é que ocorra até a tarde desta quinta-feira, dia 25. A carga será entregue à Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa responsável pela obra da Fiol, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Os trilhos serão transportados para os canteiros de obras dos lotes 2, 3 e 4,  s municípios de Jequié, Tanhaçu e Brumado, respectivamente.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, ressalta que a chegada dos novos trilhos mantém o ritmo desenvolvimentista que se instaurou em Ilhéus no inicio deste ano. “Após anos de atraso, Ilhéus retoma sua vocação para o progresso.  Estamos avançando em todos os setores como saúde, educação, mobilidade urbana, habitação, capacitação profissional, geração de empregos, podemos dizer que nosso desenvolvimento é também fruto das boas relações que traçamos com os governos estadual e federal, no sentido de solicitar investimentos e a agilidade nos projetos infraestruturantes”, destaca o gestor.  

Junto com o primeiro lote de 2.185 toneladas, desembarcado no início de agosto, os novos trilhos serão assentados no trecho da ferrovia que liga Ilhéus a Caetité, no sertão baiano, área com expressiva produção mineral.  Até 2015, mais nove navios atracarão no Porto do Malhado, totalizando 147.056 toneladas de trilhos para a ferrovia que terá, 1.500 quilômetros atravessando todo território baiano até a cidade de Figueirópolis, no estado de Tocantins. 

Desde o último sábado, dia 20, o navio MV Apollogracht está ancorado no mar (bacia de evolução), em frente ao Porto do Malhado, em Ilhéus, com o segundo de carregamento de trilhos. A embarcação saiu do Porto de Gijón, na Espanha, no último dia 3 de setembro.