Saúde de Ilhéus realiza segunda etapa da vacina contra o HPV

Campanha chega à sua segunda etapa
Secom/Gidelzo Silva

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou nesta semana em Ilhéus mais uma etapa da vacinação contra o HPV (segunda dose), que protege as meninas de 11 a 13 anos de quatro subtipos da doença (6, 11, 16 e 18). De acordo com a supervisora de Imunização, Walkíria Cardeal, os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero, enquanto os 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais, “sendo, por isso, muito importante que as meninas incluídas nesta faixa etária participem da vacinação, assegurando a sua saúde”, afirmou, ressaltando que, para as meninas que estão perto de completar 11 anos, a vacina está disponibilizada durante todo o ano, o que permite se prevenir contra a doença na data exata.

Nesta quarta-feira, dia 24, a ação vai ocorrer no Colégio Vitória e na quinta-feira, dia 25, as alunas do Instituto Nossa Senhora da Piedade serão as contempladas com a vacina, durante toda a manhã. Na sexta-feira, dia 26, nos dois períodos, as equipes vão promover a imunização no Colégio Rotary. Walkíria Cardeal explica que os trabalhos foram iniciados na segunda-feira passada, dia 22, com a aplicação da vacina no Colégio Estadual do Iguape e em seguida no Colégio Ideal. Na terça-feira, dia 23, a programação incluiu o Colégio São Jorge, pela manhã, e o Colégio da Polícia Militar, à tarde.

A supervisora ressalta que a vacina contra HPV é eficaz em mulheres que ainda não iniciaram a sua vida sexual, e, desta forma, ainda não tiveram nenhum tipo de contato com o vírus. “Hoje, em todo o mundo, 51 países faz uso da vacina através de programas nacionais de imunização, e, de acordo com estimativas, durante o ano de 2013 foram distribuídas aproximadamente 175 milhões de doses, sendo a sua segurança assegurada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o que significa dizer que as meninas podem participar tranquilamente da vacinação, pois a mesma tem a garantia assegurada”, afirmou.

HPV – O HPV, de acordo com a Supervisora de Imunização, é um vírus que é transmitido no contato direto com a pele ou mucosas infectadas, isso, durante as relações sexuais, mas também pode ser transmitido pela mãe durante o parto, o que aumenta ainda mais a periculosidade. Diante desse quadro, a Organização Mundial da Saúde estima que aproximadamente 290 milhões de mulheres espalhadas em todo o mundo são portadoras da doença, principalmente dos tipos 16 e 18      (câncer de colo do útero). “Assim, verifica-se o quanto é importante as meninas de prevenirem contra essas doenças, participando ativamente das vacinações, que são seguras e garantem uma vida bem mais tranquila”, finaliza Walkíria Cardeal.