Alunos e graduados da UESC são árbitros de Panamericano de Triathlon

Equipe em Vila Velha
Ascom

Estudantes do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, participaram, em Vila Velha (ES), da Copa Panamericana de Triathlon. A participação do grupo foi possível através de uma parceria da UESC com União Internacional de Triathlon (ITU) e Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri), cujo foco é a capacitação de árbitros para a Olimpíada de 2016, os alunos e graduados da UESC que viabilizou o transporte, hospedagem e alimentação.

O professor do curso e arbitro internacional de Triáthlon Alberto Kruschewsky destaca o empenho da Universidade em capacitar os seus alunos. Além da participação nos eventos oficiais está sendo implementado o Projeto “Dinamizando o Ensino da Língua Inglesa na UESC”, do Colegiado de Letras, possibilitando capacitação na língua inglesa para à Olimpíada Rio 2016.

O projeto é coordenado pelos professores Isaías Francisco de Carvalho, Jorge Onodera e Elaine Cristina Medeiros Frossard, com o apoio, para aquisição do material didático, da ACE Associates Consultoria e Treinamento. O professor Jorge Onodera participou de todas as etapas de organização da competição, em Vila Velha, com a finalidade de coletar mais informações para melhorar o conteúdo curso para os árbitros que está sendo preparado pela Universidade.

Alberto Kruschewsky, ex-triatleta, que intermediou a parceria com a CBtri, considera a participação dos Professores do Departamento de Letras e Artes de grande importância para o trabalho conjunto. Kruschewsky tem conversado com dirigentes da Confederação sobre a possibilidade da realização de um novo curso de Oficiais Técnicos Internacionais para Triathlon, na UESC, em Ilhéus possibilitando a participação  de alunos de outros cursos. Segundo ele "todos, professores, alunos e graduados da UESC tiveram funções importantes na Copa Panamericana. Isso demonstra que a CBtri tem confiança no trabalho que está sendo realizado."  

Os brasileiros Reinaldo Colucci e Luisa Baptista foram os grandes campeões da Copa Panamericana de Triathlon (29º Triathlon do Exército). A competição contou com a presença de equipes da Argentina (ARG), Chile (CHI), Colômbia (COL), Guatemala (GUA), Ilhas Maurício (MRI), Estados Unidos (USA) e Venezuela (VEN). Estavam inscritos para competição 52 atletas, sendo 20 na elite feminina e 32 no masculino e mais de 200 atletas amadores.