Dia Mundial Sem Carro é celebrado em Itabuna na Semana de Trânsito

Estandes abrigam iniciativas que são apresentadas às crianças
Ascom/Pedro Augusto

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Em Itabuna, pelo segundo ano consecutivo, a administração municipal promoveu e incentivou mobilizações em prol da melhoria da mobilidade urbana. Na manhã desta segunda-feira as comemorações começaram com a saída de um passeio com 150 ciclistas reunidos pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) da Vila Olímpica, no São Caetano, em direção aos estandes da Semana Nacional de Trânsito, na Praça José Bastos, no Centro.

Nos estandes as atividades da Settran prosseguiram com blitzen educativas, orientações, apresentações artísticas e dinâmicas com a participação de estudantes da rede municipal de ensino. As ações se somam ao investimento feito pela Prefeitura ao implantar ciclofaixas visando estimular a comunidade à utilização no cotidiano de transporte alternativo particularmente bicicletas. Através do diálogo com os ciclistas o secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, decidiu que em breve a Settran vai implantar um pelotão de agentes de trânsito para fiscalizar todo o trecho da ciclofaixa  utilizando bicicletas.

De acordo com o diretor de Educação para o Trânsito da Settran, Jorge Telles, o resultado das atividades desta segunda-feira foi positivo levando-se em consideração que é apenas a segunda vez que o Dia Mundial Sem Carro é celebrado em Itabuna. Os agentes explicaram aos ciclistas detalhes sobre o trecho de ciclofaixas já implantado e os que ainda serão. Além disso, orientam os motoristas a respeitar as normas de trânsito e não estacionar ou trafegar na ciclofaixa. A depender da infração a multa pode ser de R$ 127,69 ou R$ 574,62.

Ainda como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que começou no dia 18 e prossegue até 25, alunos das escolas Firmino Alves, Lua Nova e Zacarias Dantas visitaram os estandes na manhã de hoje.  A novidade ficou por conta da participação de agentes da Polícia Rodoviária que explicaram aos alunos detalhes do dia a dia do trabalho de fiscalização. As crianças puderam conhecer o aparelho que mede a velocidade dos veículos (radar estático), normalmente utilizado em rodovias com alto índice de acidentes.

Além disso, eles assistiram teatro com fantoches e conheceram a minicidade. A coordenadora pedagógica da Settran, Alessandra Bispo, explicou que cada atividade se adequa a faixa etária dos estudantes que visitam os estandes, conhecem como funciona o trânsito, o respeito que devem ter às regras e o significado das placas. Para o diretor do Grupo Escolar Municipal Firmino Alves, Daniel Brito, a Semana de Trânsito representa uma importante mudança de paradigma. “Antes era costume se remediar aquilo que estava errado. Hoje vislumbramos a educação e a prevenção com meios lúdicos e interessantes para mudar a atitude no trânsito”, afirmou reforçando que os alunos gostaram da proposta e aproveitaram muito.