Vigilância Sanitária de Ilhéus apreende mais de 300 quilos de alimentos

Produtos apreendidos estavam sendo comercializados
Secom

O Serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Ilhéus realizou, na semana passada, mais uma grande fiscalização nos mercados localizados nos bairros do Malhado, na zona Norte, e Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória, na zona Sul, quando apreendeu uma grande quantidade de alimentos com datas de validade vencidas. Conforme a enfermeira Cathiane Cacá, coordenadora da Vigilância Sanitária em um dos estabelecimentos foram retirados mais de 300Kg de produtos sem as mínimas condições de serem comercializados. durante suas atividades diárias em benefício da saúde popular.

“Todos os estabelecimentos onde os produtos foram apreendidos terminaram sendo notificados para que procedam as normas sanitárias, estando sujeitos a sofrerem as consequências previstas em Lei, a exemplo de multa e até mesmo a interdição, caso em nova vistoria verifique-se que não foram adotadas as medidas determinadas para sanar o problema”, declarou Cathiane Cacá. Após a apreensão dos alimentos, a Vigilância Sanitária Municipal promoveu o incineração de todos os produtos em local adequado, que é a etapa complementar das ações de fiscalizações.

De acordo com a enfermeira, a exposição à venda de produtos fora do prazo de validade é um grande risco à saúde da população, pois podem esconder uma série de bactérias e causar, dentre outras coisas, náusea, vômito, diarréia e cólica. “Não por acaso a venda de qualquer produto fora do prazo de validade é ilegal no Brasil”, afirma Cathiane, salientando que também vale lembrar que apenas a data impressa na embalagem não é suficiente para saber se um alimento pode ou não ser consumido com segurança.

Cuidados - Neste caso, ela aconselha conferir algumas dicas fornecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para evitar problemas: Na hora de comprar, verifique se o estabelecimento mantém condições adequadas de conservação (higiene e temperatura);  observe se a embalagem não está aberta, amassada, rasgada, enferrujada ou com outro tipo de irregularidade; Faça as compras na seguinte ordem - primeiro, os alimentos não perecíveis; depois os congelados e, por último, os refrigerados. Na hora de conservar: Sempre que possível, prepare os alimentos em quantidade própria apenas para o consumo imediato; Não deixe alimentos cozidos por mais de duas horas em temperatura ambiente; Guarde-os no refrigerador; Mantenha a geladeira e o freezer nas temperaturas recomendadas (geladeira: 5°C ou menos, freezer: - 15° C ou menos); Não descongele alimentos à temperatura ambiente.