Programa Agricultura em Ação chega aos agricultores do Ribeirão Seco

Presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Ribeirão Seco, João Joaquim da Silva
Ascom/Gabriel de Oliveira

Agricultores da comunidade rural do Ribeirão Seco e seus familiares vão receber durante três dias nesta semana serviços oferecidos pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) pelo Programa Agricultura em Ação. Também serão beneficiados com programas executados no município em parceria com os governos estadual e federal com atendimento especializado na área de Saúde.  

O Programa Agricultura em Ação foi apresentado neste domingo aos agricultores familiares pelo titular Seagrima, Lanns Almeida Filho, destacando que de terça a quinta-feira uma equipe formada por técnicos agrícolas, engenheiros ambiental, agrônomo e florestal e médico veterinário estará atendendo individualmente pequenos agricultores e seus familiares. Além disso, as mães serão orientadas sobre a alimentação saudável para seus filhos por nutricionistas.

Os engenheiros e técnicos agrícolas vão fazer um estudo para identificação de nascentes de rios, potencial de produção e inventário florestal das pequenas propriedades, enquanto um veterinário verificará o estado de saúde dos animais, além de passar orientações sobre quais medidas devem ser adotadas para livrá-los de doenças. Já as mulheres receberão orientações nas áreas de saúde em uma unidade móvel do governo federal. As nutricionistas também vão verificar peso e altura das crianças.

 “A Prefeitura de Itabuna está levando atendimento especializado para todas as comunidades rurais e dos distritos de Itabuna. O programa já beneficiou moradores do Serrado, Roça do Povo, Mutuns, Km 10 da rodovia BR-101 e Agrafam. Agora é a vez do Ribeirão Seco”, diz Lanns Almeida. O titular da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente também comemora a melhoria da condição das estradas rurais do Ribeirão Seco que foram patroladas e niveladas pela Prefeitura e receberam cascalho.  

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Ribeirão Seco, João Joaquim da Silva, destacou que a comunidade nunca foi tão beneficiada como vem sendo agora pelo atual administração municipal. “Quase toda  semana o secretário Lanns e sua equipe trazem uma boa notícia para o nosso povo. Já foi melhorado o sistema de iluminação pública, recebemos sementes de milho e feijão, adubos e mudas de cacaueiro. Ainda não está 100%, mas melhorou muito em relação ao que era nas gestões anteriores. Por isso, queremos agradecer muito ao prefeito Vane ”, disse João Joaquim.