Itabuna promove mutirão social para usuários do CAPS II

Encontro no CAPS
Ascom/Wilson Oliveira

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) da Secretaria da Saúde de Itabuna realizou mutirão social com o tema “Saúde Mental: Inclusão Social e Promoção da Cidadania”. O evento faz parte do projeto “Conhecer para Viver” que promove ações individuais e coletivas sobre o incentivo à cidadania e informações sobre saúde mental.

Os usuários, familiares e profissionais do CAPS II participaram do ciclo de palestras sobre o benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) promovida pelo Programa de Educação Previdenciária do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS. A coordenadora do programa Noélia Damasceno destacou a importância da participação do INSS nos eventos no âmbito social para a garantia de direitos sociais.

“Nosso objetivo é trazer a assistência social e o direito aos benefícios específicos garantidos aos portadores de enfermidades mentais. Por isso, o INSS sempre participa de ações sociais com a intenção de esclarecer as dúvidas das pessoas carentes para evitar que essas famílias sejam lesadas”, explicou Noélia Damasceno.

A reunião explicitou o direito do BPC – um benefício da Política de Assistência Social, individual, não vitalício e intransferível –, que assegura a transferência mensal de um salário mínimo à pessoa de qualquer idade, com deficiência seja física, mental, intelectual ou sensorial. “Atualmente são 3,6 milhões os beneficiários do BPC em todo o Brasil, sendo 1,9 milhão de pessoas com deficiência”, completou Noélia Damasceno.

Além das palestras, cerca de 60 usuários acompanharam a apresentação musical e de dança dos artistas da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC e receberam atendimento individual com a participação de advogados da subsecção da OAB de Itabuna. A psicóloga do CAPS II Carla Viana garantiu que a “ação é um dos projetos da Prefeitura para o desenvolvimento da cidadania”.

Já a assistente social do CAPS II, Miryam do Carmo, afirmou que o mutirão faz a inserção dos usuários na sociedade e transmite a garantia de direitos. “Estamos intensificando o amparo social com momentos de vivência e interação, assim como a difusão das informações necessárias para o bem-estar não só dos usuários do CAPS II, mas também dos familiares que acompanham os atendimentos”, disse Miryam do Carmo.

A aposentada Maria Lúcia de Souza, mãe da usuária do CAPS II Elinádia Souza, expressou sua satisfação com a promoção das atividades de interação. “Estou muito feliz em participar desse momento. Estava com muita expectativa em saber os direitos de minha filha no quesito aposentadoria. Aqui consegui tirar as minhas dúvidas”, disse dona Maria. O projeto “Conhecer para Viver” foi iniciado em agosto e prossegue até o próximo dia 10 de outubro, quando acontecerá um mutirão de saúde.