Itabuna reabre prazo para regularização de mototaxistas

Categoria se consolida em Itabuna
Ascom/Pedro Augusto

Visando preencher 402 vagas para a exploração regular do serviço de mototáxis que ainda restam, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) reabre amanhã o prazo para pré-cadastramento. Para realizar o pré-cadastro, que vai até o próximo dia 24, o interessado deverá estar munido de documentos pessoais e do veículo, ter preenchido o requerimento de vaga e se dirigir à Settran.   

São exigidas originais e fotocópias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A, AB ou superior, Certificado de Registro e Licença do Veículo (CRLV) e o requerimento de vaga no pré-cadastro declarando o exercício da atividade. O pré-cadastro é etapa obrigatória para a concessão da permissão para explorar os serviços de transporte individual de passageiros e encomendas, em atendimento às exigências da Lei Municipal nº 2.260, de dezembro de 2013.  

“Neste ano, já foi efetivado cadastramento, no mês de janeiro, quando 958 mototaxistas compareceram para a regulamentação do serviço. Mas, alguns profissionais não conseguiram acompanhar o cronograma. Até o momento já temos regulamentados no município 298 mototaxistas. Por isso, a Settran disponibiliza mais essa oportunidade para os que faltaram naquela oportunidade”, afirma Pedro Aracatibe, chefe do Setor de Regulamentação dos Mototaxistas da Settran,

Os mototaxistas também poderão realizar o pré-cadastramento durante a programação da Semana Nacional de Trânsito, que neste ano acontecerá na Praça Octávio Mangabeira, no Centro. A medida, segundo Pedro Aracatibi, é para facilitar o acesso e fortalecer a realização dessa primeira etapa aos faltosos. “Lembramos que essa é etapa principal para a regulamentação da profissão. A partir do pré-cadastramento o mototaxista poderá cumprir as exigências quanto à documentação e padronização das motos", afirma.

Neste mês, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assinou Decreto instituindo 24 pontos onde ficarão temporariamente instalados os mototaxistas já regulamentados. As denominadas praças têm como referência os seguintes locais: Rodoviária, FTC, Canal, Carisma, Artigos da India, Catedral, Casa do Estudante, Insinuante, Insinunate2, Shopping, Danúnio, PraçaAdami, Fórum, O. Camisetas, Calçadão, Camacan, Difusora, Praça São Caetano, Cotef, Hospital de Base, Hospital Calixto Midlej, Hospital Manoel Novaes e Posto Atalaia. No próximo dia 25, a partir das 14 horas, no Jardim do Ó, a Settran faz entrega de mais alvarás.