Programa Agricultura em Ação chega à comunidade do Serrado

Mais produtividade
Ascom/Wilson Oliveira

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) concluiu a visita técnica aos agricultores familiares da área rural do Serrado dentro do Programa Agricultura em Ação. Iniciada na terça-feira, a visita de técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e florestais e médicos veterinários, dentre outros profissionais, beneficiou uma média de 50 pequenos agricultores de uma região privilegiada com um grande número de nascentes e uma das áreas mais preservadas do município de Itabuna.

Segundo o engenheiro florestal Francisco Mascarenhas as nascentes estão localizadas em áreas de reserva legal pode-se encontrar média de quatro nascentes por propriedade. “Isso ocorre devido ao numero expressivo de reservas legais e propriedades rurais particulares onde não é permitido o desmatamento”, explica. As boas condições ambientais garantem aos produtores boas áreas de cultivo de diversas leguminosas, hortaliças e frutas e farta colheita.

“Isso garante as condições ideais para diferentes espécies de plantas, animais nativos da região e das matas ciliares e consequentemente das nascentes, auxiliando a manutenção do equilíbrio ecológico”, explica Francisco Mascarenhas. A visita da equipe de técnicos da Prefeitura causou a satisfação de um grande número de agricultores familiares da região do Serrado.

Este é o caso do pequeno agricultor José Pedro Mascarenhas que vende parte de sua produção ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Aqui nós fazemos de tudo para conservar. Para nós é uma satisfação receber na nossa propriedade a equipe técnica da Prefeitura. Isso nos dá segurança para saber se estamos realizando nosso trabalho de forma correta. Essa visita irá garantir a preservação e isso me alegra, pois isso aqui é minha riqueza e de muitos outros que nasceram nesta região, aqui criaram seus filhos e não pretende nunca sair daqui”, conta.

O Projeto Agricultura em Ação faz parte da primeira fase do Programa de Agroincentivo da Prefeitura de Itabuna e tem o objetivo de levar serviços ao campo, além de iniciar o levantamento de informações para a elaboração de um planejamento agroambiental no território.  As visitas territoriais envolvem quatro equipes de trabalho, com 22 pessoas entre técnicos e pessoal de apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A ação multidisciplinar também conta com o apoio de uma equipe técnica da Ceplac, além do suporte tecnológico da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, que disponibiliza o aplicativo Open Data Kit (ODK), um pacote de ferramentas que permite a coleta e o envio de dados a um servidor online com dispositivos móveis Android, mesmo sem conexão à internet ou serviço de telefonia móvel no momento da coleta, substituindo formulários tradicionais de papel por eletrônicos.