Ilhéus é o 6º município baiano com maior número de inscritos no Pronatec

Muitos jovens certificados durante solenidade
Secom/Gidelzo Silva

Ilhéus realizou nesta quarta-feira, dia 17, uma cerimônia de certificação dos formandos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento contou com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e também do secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Paulo Cézar Lisboa, entre outras autoridades locais.

Mais de 600 alunos participaram da cerimônia, que aconteceu no auditório Jorge Amado no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, “Ilhéus, em um ano, alcançou o 6º lugar na Bahia em número de matrículas, somando mais de 3.700 inscritos”. Os profissionais do evento puderam preencher cadastros no Balcão de Emprego, CrediBahia, Sebrae, SineBahia e Balcão do Empreendedor. Durante a solenidade, a formanda do Senai, Juliana Oliveira, teve a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada para a vaga de Eletricista Industrial pela empresa Gráfico Empreendimentos.

Foram certificados alunos dos cursos de agentes de alimentação escolar, de gestão de resíduos sólidos e de informações turísticas, almoxarife de obras, assistente de operação de logística portuária, de planejamento e controle de produção, de produção cultural, auxiliar administrativo, de cozinha, garçom. Também foram certificados profissionais nas áreas de cacauicultura, camareira em meios de hospedagem, cuidador de idoso, eletricista industrial, espanhol e inglês básicos e aplicados a serviços turísticos, além de cursos de mecânico de máquinas industriais, montador e reparador de computador e programador de web.

O Pronatec foi instituído pela Lei Federal 12.513/11 e tem como objetivo principal oferecer oito milhões de vagas, com prioridade, para estudantes de ensino médio da rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas federais além de incluir famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou que estão em situação de Seguro-Desemprego. São ofertantes dos cursos do Pronatec, o Instituto federal da Bahia (IFBA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outros.