Bairro Pontal Criativo em Ilhéus incentiva novos negócios sustentáveis

A preservação da Baía do Pontal é um novo foco de desenvolvimento
Arquivo/JBO/Maurício Maron

Quando os integrantes do Movimento Pontalense de Cidadania decidiram, com o apoio do Sebrae, apostar e investir no projeto de Economia Criativa do bairro, localizado na zona sul de Ilhéus, a ideia central era promover a produção artística, cultural e gastronômica da comunidade, criando novas oportunidades de desenvolvimento para os moradores de um dos mais importantes bairros da cidade. Cinco feiras depois e a participação em importantes eventos, como o Festival Internacional do Chocolate e o Aleluia Ilhéus, empreendedores integrados ao movimento resolveram dar mais um importante passo para a valorização do bairro, tornando-o, além de economicamente ativo, ambientalmente sustentável.

Nesta sexta-feira, 19, o movimento saúda a chegada da primavera, com atividades que visam a conscientização da população quanto à preservação da baía do Pontal, o cartão postal do bairro. A Feira de Economia Criativa estará presente. Mas a proposta é ir mais além. O Movimento Pontalense, em parceria com a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), uma instituição de educação e preservação ambiental ligada à Prefeitura de Ilhéus, inicia uma campanha pelo início das obras de saneamento do bairro.

De acordo com o ativista Henrique Abobreira, que também é um dos principais incentivadores do Movimento Pontal Criativo, durante três dias, moradores e visitantes poderão assistir apresentações musicais, participar de palestras sobre meio ambiente e de competições náuticas, conhecer e adquirir a produção local de artesanato, vestuário, objetos de decoração e as delícias da gastronomia pontalense e ainda “matar” a curiosidade sobre o universo com a observação em telescópios cedidos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O Sebrae é parceiro do evento, sob a coordenação da gestora do projeto de Economia Criativa em Ilhéus, Cláudia Iglesias. A equipe fez toda a orientação do layout da feira, arrumação das mercadorias e atendimento ao cliente. Assim como nas demais realizações da Feira Criativa do Pontal, a instituição realizou durante a semana passada oficinas de treinamento e de desenvolvimento do espírito de liderança empresarial e empreendedorismo com o grupo de expositores.

Morador da comunidade, servidor público aposentado e historiador, José Rezende vai expor em um dos estandes o livro “Pontal entre o passado e o presente”. A publicação conta a história sobre o bairro através do que o autor vivenciou e do que foi contado a ele por outros moradores, amigos mais velhos, sobre a vida da comunidade. No mesmo local, Rezende fará uma exposição fotográfica que revelam o Pontal a partir da década de 60, do século passado.

Henrique Abobreira explica que esta mais nova edição da Feira Criativa do Pontal começa na sexta, 19, das 17h às 22h horas. No sábado, os produtos estarão expostos das 9h às 22h horas e, no domingo, das 17h às 22h horas. Os estandes ficarão instalados na praça da Larica, no entorno da baía, onde os organizadores planejam realizar um abraço simbólico ao principal cartão postal do bairro. Além do Sebrae, o evento conta com o apoio da Bahia Pesca, Colônia de Pescadores Z19, Constran e Cidadelle.