Finais dos Jogos Interescolares agotam Vila Olímpica de Itabuna

Cabo-de-guerra foi uma das provas disputadas
Ascom/Gabriel de Oliveira

O início da semana foi bastante agitado para alunos de 15 escolas da rede municipal ensino que disputaram as finais dos Jogos Interescolares Grapiúna, no Ginásio de Esportes da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no bairro São Caetano. Iniciada no dia 21 de agosto e foi promovida em parceria das secretarias municipais de Educação e Esportes e Recreação, a competição constou de três etapas na própria Vila Olímpica e nos ginásios de esportes do CAIC Jorge Amado, Jardim Primavera, e do CISO, no bairro de Fátima.  

Nas três etapas os jogos mobilizaram mais de 1.500 estudantes da rede pública de ensino. Hoje, os estudantes decidiram os jogos nas modalidades futsal, bandeirinha, cabo-de-guerra, pula corda, baleado e xadrez, nas categorias pré-mirim (oito e nove anos), mirim e mirim (10 e 11 anos) e mirim II (12 e13 anos), sob gritos de incentivo dos colegas e professores e muitos entusiasmo.

Para o professor Cássio Emílio Oliveira, os Jogos Interescolares Grapiúna possibilitaram a integração social e ajudaram na disciplina dos estudantes. “O comportamento dos nossos alunos evoluiu depois do início da competição. O esporte e a educação têm contribuído para melhorar o processo de aprendizado”, contou Cássio Emílio, que comandou duas equipes de cabo-de-guerra e uma de futsal da Escola Professor Roberto Santos.

Nesta segunda-feira, também na Vila Olímpica, foi realizada a abertura da 41ª Edição dos Jogos Estudantis, competição promovida pela Associação dos Profissionais de Educação Física de Itabuna (APEF), com o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação. A competição contará com jogos de segunda a sexta-feira.

As disputas serão nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei, natação e judô. A competição reúne cerca mil de estudantes com idade entre 11 e 18 anos, que vão disputar nas categorias Infantil (sub-14), Infanto (sub-16) e Juvenil (sub-18), das redes públicas e particulares. Estarão participando 14 escolas: Imeam - Estadual - Modelo - Josué Brandão - Inácio Tosta - Félix Mendonça -Sistema - Jorge Amado - Ciso - ACM - Amélia Amado - Ciomf - Anglo - CEEP e CPM.

A cerimônia de abertura oficial teve desfile das escolas participantes, canto do Hino Nacional com hasteamento das bandeiras, condução do fogo simbólico e acendimento da Pira Olímpica, Promessa do atleta e declaração de abertura pelo professor Francisco Leone (presidente da APEF) e dos secretários de Esportes e Recreação, Evans Maxwel Silva, e da Educação, Dinalva Melo, como representantes da Prefeitura de Itabuna. A competição será encerrada no dia 26 de outubro.