Alunas do CISO receberam 2ª dose da vacina contra HPV

Vacinação chega à segunda etapa
Ascom/Gabriel de Oliveira

Enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários da Unidade de Saúde Fátima II (antiga Baldoíno Azevedo), no bairro de Fátima, visitaram o Colégio Sesquicentenário (CISO), na manhã de hoje para aplicar a 2ª dose da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) em 160 alunas da instituição. A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra HPV já começou em todas as unidades de saúde do município e é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Ministério da Saúde. O público-alvo são garotas pré-adolescentes, com idade entre 11 e 13 anos, que tomaram a 1ª dose até o mês de agosto.

Em Itabuna 4.862 garotas tomaram a primeira dose da vacina, aplicada de 10 de abril até agosto. A segunda está sendo aplicada depois de seis meses da primeira e a terceira dose deve ser aplicada somente depois de cinco anos. Assim como na primeira fase, além das unidades, a vacinação acontece também nas escolas de acordo com o calendário de visitação da primeira etapa elaborado pela Secretaria Municipal da Saúde.

Para que a garota seja vacinada é necessário apresentar o cartão de vacinação comprovando que tomou a primeira dose. A vacina, que antes somente poderia ser tomada em clínicas particulares, era cara e inacessível à maioria da população. A vacina é quadrivalente e protege contra os tipos 6 e 11 do HPV, que causam verrugas genitais, e 16 e 18, que causam câncer do colo do útero.