Curso de Apicultura contempla noções de empreendedorismo

Apicultura é uma importante atividade em Canavieiras
JBO/Maurício Maron

Através de uma parceria firmada entre o Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Assistência Social, o Curso de Apicultura, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os beneficiários do Bolsa Família já avançou para o segundo módulo. Os 30 alunos passaram da fase prática do curso, que tem como instrutor Aldyr Harley, e iniciarão no módulo de Noções de Empreendedorismo.

Na fase prática, os alunos tiveram aulas de Noções de Manejo. “Após a fase de instalação do apiário, o apicultor deve preocupar-se em realizar o manuseio eficiente de suas colmeias para que consiga ter sucesso na atividade. É preciso estar sempre atento à situação das colmeias, observando a quantidade de alimento disponível, a presença e a qualidade da postura da rainha, o desenvolvimento das crias, a ocorrência de doenças ou pragas, etc. Com isso, muitos problemas podem ser evitados caso sejam tomadas medidas preventivas, utilizando-se técnicas de manejo adequadas.”, afirmou Aldyr.

Ainda segundo Aldyr, a partir de agora os alunos receberão noções de empreendedorismo, com o objetivo de expandir a produção não só no mel, mas também na produção comercial de própolis e pólen com produtividade e lucratividade. “A apicultura vem se desenvolvendo bastante em Canavieiras, e está se tornando um negócio rentável. Para acompanhar o crescimento do mercado, o produtor precisa aprender administrar, de maneira gerencial e empreendedora o negócio apícola, tomando decisões profissionais que possam estabelecer metas de crescimento e produtividade da empresa apícola”, afirma.

A realização de cursos profissionalizantes em Canavieiras tem sido um compromisso do prefeito Almir Melo. De acordo com a Secretária de Assistência Social, Vanessa Leite, esse comprometimento do Governo da Reconstrução tem beneficiado grande parte da população com a capacitação para o desenvolvimento de atividades geradoras de emprego e renda. “Essas ações têm como objetivo proporcionar condições para que os beneficiários do Programa Bolsa Família possam estar aptos a desenvolver a habilidade para a geração de renda”, afirma.

Informa o vice-presidente do Sindicato Rural de Canavieiras, Tancredo Melo, que a turma do Curso de Apicultura é formada por 30 pessoas, divididas nos horários matutino e vespertino, no período de segunda a sexta-feira. O curso tem carga horária de 160 horas-aula, abordando temas básicos, técnicos e práticos e de empreendedorismo.